A Simbiose Entre Filosofia E Ciência: as possibilidades em Arthur Schopenhauer

REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (7):23 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Esta pesquisa tem o interesse em destacar alguns aspectos específicos da filosofia de Arthur Schopenhauer, em particular a recepção e o uso das ciências naturais em conjunto com sua Metafísica da Vontade. O trabalho enfoca inicialmente os aspectos da formação científica do filósofo, adquirida em Göttingen, onde ele tem contato com vários naturalistas de sua época, que se dedicam ao estudo e a pesquisa de diversos campos das ciências empíricas. A questão que se coloca no texto é: compreender como o autor utiliza as pesquisas e descobertas no campo das ciências naturais, trazendo à sua argumentação filosófica campos de estudo como anatomia e fisiologia. Portanto, a tarefa deste trabalho é investigar: como essa estrutura oferece fundamento para uma metafísica que se propõe imanente? Considerando a argumentação do autor pertinente ao debate entre filosofia e ciência (como é perceptível na obra Sobre a vontade na natureza, 1836), encontramos conjuntamente estímulo em um dos aspectos mais originais de sua filosofia; a inversão conceitual que o autor faz, reconhecendo a racionalidade como “instrumento” de uma vontade irracional; ganhando assim uma nova perspectiva de interpretação da natureza humana para a discussão de seu tempo, que busca harmonizar o discurso filosófico com os achados empíricos da ciência.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,031

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Notas sobre o procedimento hermenêutico de Benedito Nunes.Fábio Fonseca de Castro - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):87.
A Pedagogia Crítica segundo Nietzsche.Anderson Luiz Tedesco & Jordan Vilar - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:187-206.
Eros e Éris na filosofia de Arthur Schopenhauer.Fernanda Daniela Prado - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).

Analytics

Added to PP
2023-01-17

Downloads
8 (#1,343,911)

6 months
5 (#711,233)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references