Results for 'condicionais contrafactuais'

12 found
Order:
  1.  46
    Goodman and Parry on Counterfactuals.Oswaldo Chateaubriand Filho - 2011 - Principia: An International Journal of Epistemology 15 (3):383-397.
    O artigo de Goodman “The Problem of Counterfactual Conditionals” teve um papel central no debate relativo a análise adequada dos condicionais contrafactuais. A seguir examinarei o artigo de Goodman em detalhe e discutirei algumas objeções e sugestões de Parry em seu artigo “A Reexamination of the Problem of Counterfactual Conditionals”. Restringirei minha discussão ao “problema das condições relevantes”, assim denominado por Goodman, que é o tema principal das críticas de Parry e que considero ser o problema principal para (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  12
    A Controvérsia de Auxiliis: Em Torno À Sem'ntica Das Sentenças Teóricas Do Discurso Filosófico e Teológico e À Necessidade de Uma Metafísica Primordial.Luiz Carlos Sureki - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):337.
    De Auxiliis designa uma famosa controvérsia filosófico-teológica do final do século XVI e início do século XVII, que envolveu teólogos espanhóis dominicanos e jesuítas em torno do tema/problema do livre arbítrio humano sob a influxo da graça divina. Considerado filosoficamente, o problema central gira em torno à determinação semântica de enunciados condicionais contrafactuais, problema este já presente em todos os enunciados teóricos composicionais. A partir do contexto histórico e teológico da controvérsia, juntamente com o surgimento do Molinismo, apresentaremos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Oraçoes condicionais potenciais latinas: que entendimento?Maria Teresa Schiappa de Azevedo - 1997 - Humanitas 49:135-146.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  47
    Falibilismo E a falácia de contrafactuais epistêmicos segundo Stephen Hetherington.Sérgio Luís Barroso de Carvalho - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):53-61.
    Stephen Hetherington é um dos mais proeminentes epistemólogos a defender que é possível ter conhecimento segundo as condições de crença verdadeira e justificada, apesar dos contraexemplos elaborados por Edmund Gettier. Ele fundamentou sua perspectiva no pressuposto de falibilidade do conhecimento e naquilo que ele chamou de "falácia de contrafactuais epistêmicos", segundo a qual não se deve assumir impossibilidade do conhecimento factual apenas em virtude da sua impossibilidade contrafactual - o que é reiterado por Anthony Booth. As críticas apresentadas por (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Sobre a import'ncia e abrangência da análise das proposições condicionais na história da lógica.Eduardo Simões, Vinícius Martins Corrêa & Walter Ribeiro Dos Santos - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):95.
    As proposições condicionais receberam atenção teórica concentrada, embora intermitente, desde a Antiguidade. A atenção durante últimos quarenta anos tem sido intensa. Nesse artigo, apresentaremos os principais desenvolvimentos da análise lógica acerca das proposições condicionais e discutiremos como elas desempenham papel central em muitas teorias filosóficas. Na primeira parte dessas observações introdutórias, mostraremos como os antigos, principalmente as escolas megárica e estoica, envolveram-se com a questão dos condicionais e quão importante isso foi para os posteriores desenvolvimentos da análise (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    Silogismos aristotélicos: argumentos válidos ou condicionais universalizados verdadeiros?John Corcoran - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (2):117-123.
    Publicado originalmente em 1974, este breve artigo de John Corcoran analisa algumas passagens da obra de Jan Lukasiewicz dedicada à silogística de Aristóteles, refutando a tese do lógico polonês de que os silogismos aristotélicos seriam condicionais universalizados.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Pensamento e linguagem nas afirmações condicionais.Gilberto Gomes - 2013 - D.E.L.T.A 1 (29):121-134.
    Conditional assertions are a peculiar language structure that manifests a specific cognitive operation. In order to express it, different languages have found different ways of using verb forms. Primary conditionals are here defined as those that presuppose the possibility of the falsity of both the antecedent and the consequent. In them, the truth of the antecedent appears as a sufficient condition for the truth of the consequent. The truth condition of primary conditionals is defined as the impossibility of the conjunction (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  54
    Ciência, Imaginação e Valores na Virada Energética Alemã: um exemplo da metodologia de Neurath para a tecnologia social.Ivan Ferreira da Cunha & Alexander Linsbichler - 2024 - Revista Kriterion 65 (156):673-700.
    O utopianismo científico de Neurath é a proposta para que as ciências sociais se envolvam na elaboração, desenvolvimento e comparação de cenários contrafactuais, as ‘utopias’. Tais cenários podem ser entendidos como peças centrais de experimentos de pensamento científicos, isto é, em exercícios da imaginação que não apenas promovem a revisão conceitual, mas também estimulam a criatividade para lidar com problemas vivenciados, já que utopias são esforços para imaginar como o futuro poderia ser. Ademais, experimentos de pensamento utópicos podem oferecer (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    O que podem saber os seres não-oniscien­tes: sobre a resposta de Lynne Baker ao fisicalismo.Maria Dias - 2002 - Manuscrito 25 (3):89-104.
    O presente trabalho analisa criticamente o realismo prático de Lynne Baker. As principais teses e características da perspectiva de Baker são reconstruídas contra o pano de fundo do que ela denomina a visão standard das atitudes proposicionais e sua eficácia causal. O teste dos contrafactuais, proposto por Baker, para a atribuição de poder causal a estados mentais é, então, criticado. A tese aqui defendida diz que a proposta de Baker fracassa por não ser capaz de fornecer uma resposta adequada (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  2
    Que Lugar É Este, o da Pergunta Para a Filosofia? Uma Linha de Resposta Fenomenológico-Hermenêutica.Gabriel Henrique Dietrich - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (25):57-65.
    O objetivo central deste trabalho é explorar criticamente o tema proposto para o Encontro Regional da Residência Pedagógica em Filosofia, realizado na UFSM, a saber, “que lugar é este, o da filosofia?”. Mais especificamente, esta exploração crítica toma como impulso inicial uma inflexão na formulação deste questionamento que desloca a pergunta (e o perguntar) para a posição de destaque e como o lugar da filosofia. Desde um ponto de vista histórico, a perspectiva aqui adotada aproxima-se da famosa perspectiva de Kant (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  56
    Fisicismo Não-Reducionista: Uma atitude sem conteúdo congnitivo? Sobre o desafio de Bas Van Fraassen.Wilson Mendonça - 2007 - Principia: An International Journal of Epistemology 11 (2):171-186.
    De acordo com a concepção dominante de causação, eventos espácio-temporalmente localizáveis que podem ser designados por termos singulares e descrições definidas são os únicos relata genuínos da relação causal. Isto dá apoio e é apoiado pela dicotomia aceita entre a explicação causal, concebida como uma relação intensional entre fatos ou verdades, e a relação natural e extensional da causação. O ensaio questiona este modo de ver e argumenta pela legitimidade da noção de causação por fatos: os relata de muitas relações (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A Interpretação condicional da possibilidade de agir diferentemente.Gilberto Gomes - 2005 - Ethica (Rio de Janeiro) 12 (1-2):115-121.
    Freedom is often defined by the possibility of doing otherwise. The conditional interpretation of this possibility, advanced by Moore, maintains that to say that someone could have done otherwise is to say that someone would have done otherwise if she had decided to do so. This conception is adequate for the thesis that freedom is compatible with natural causality. The present article presents a defense of this interpretation against the argument with which Lehrer purports to have refuted it. As used (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation