Que Lugar É Este, o da Pergunta Para a Filosofia? Uma Linha de Resposta Fenomenológico-Hermenêutica

Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (25):57-65 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo central deste trabalho é explorar criticamente o tema proposto para o Encontro Regional da Residência Pedagógica em Filosofia, realizado na UFSM, a saber, “que lugar é este, o da filosofia?”. Mais especificamente, esta exploração crítica toma como impulso inicial uma inflexão na formulação deste questionamento que desloca a pergunta (e o perguntar) para a posição de destaque e como o lugar da filosofia. Desde um ponto de vista histórico, a perspectiva aqui adotada aproxima-se da famosa perspectiva de Kant segundo a qual não se ensina filosofia, mas sim a filosofar. Esta aproximação permite qualificar o mote de Kant ao incluir em seu interior a pergunta enquanto tal, o que pode ser apresentado em termos condicionais do seguinte modo: se não se ensina filosofia, mas filosofar, e se a pergunta enquanto tal é central para filosofar, então a pergunta é central para ensinar a filosofar. Adicionalmente, esta qualificação é metodologicamente relevante, pois permite trazer à tona um conjunto de reflexões sobre o papel que o texto possui em sala de aula, de que modo pode ser utilizado, visando quais fins e etc. Nossa hipótese interpretativa, inspirada na fenomenologia-hermenêutica de Heidegger de Ser e Tempo, e, sobretudo, na hermenêutica filosófica de Gadamer de Verdade e Método, é a de que os verbos “refletir”, “pensar”, “filosofar” e “perguntar” estão intima e organicamente articulados, e que conceder papel de destaque para o ato de perguntar e para a pergunta enquanto tal abre importantes linhas de reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem em filosofia.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,322

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

La hermenéutica en el siglo XIX (Wilhelm Dilthey y Friedrich Nietzsche).Horst Nitschack - 1991 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 2:86-87.
As Aporias Do Realismo Classico.Claudio Costa - 1994 - Princípios: Revista de Filosofia 1.
Aproximación a Una hermenéutica analógica.Mauricio Beuchot Beuchot - 2009 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 30 (100):23-38.
O místico no Tractatus de Wittgenstein.Paulo Alexandre E. Castro - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):84-102.
La textualidad en la hermenéutica de Unamuno.Gastón G. Beraldi - 2020 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 37 (2):281-294.

Analytics

Added to PP
2023-01-17

Downloads
2 (#1,780,599)

6 months
2 (#1,263,261)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references