Order:
Disambiguations
Sônia Maria Schio [6]Sônia Schio [1]
  1.  8
    Uma introdução sobre a condição humana do enfermeiro docente.Caroline Lemos Martins, Sônia Maria Schio & Maira Buss Thofehrn - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):64-94.
    A condição humana”, de autoria de Hannah Arendt, possui conteúdos teóricos importantes para a compreensão das atividades humanas na atualidade e, entre elas, as exercidas pelos profissionais da área da saúde e neste momento, da Enfermagem. Dessa forma, pode-se analisar o relato dos Docentes de Enfermagem em relação à Vita Activa quando expõem a condição humana experienciada no cotidiano. Em outros termos, o labor está relacionado às atividades que correspondem ao processo biológico do corpo humano para garantir à subsistência: os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A bioética na perspectiva arendtiana: uma introdução.Sônia Maria Schio - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (2):91-100.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Aristóteles e ação humana.Sônia Schio - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):77-91.
    A ética aristotélica baseia-se em uma “teoria da ação humana”. Para fins de compreensão , ela pode ser “decomposta” em etapas e analisada em seus componentes, que ficam expostos claramente. Dessa forma, também, podem-se avaliar os diferentes papéis desempenhados, especialmente, pela virtude e pela prudência , entre outros. A “ética teleológica” de Aristóteles, nessa exposição, parece portar componentes deontológicos, o que torna o estudo, além de relevante, também filosoficamente interessante.The Aristotelian ethics is based on a “theory of human action”. For (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  11
    Hannah Arendt: o mal banal e o julgar.Sônia Maria Schio - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (1):127-135.
    Hannah Arendt escreveu que o “mal banal” origina-se da incapacidade do indivíduo para pensar. Porém, pode-se perguntar se o mal não pode se originar da falta de julgamento. Oou seja, o indivíduo comete atos maus porque não averigua os dados, não os avalia. Eem tal hipótese, o “mal banal” ocorre devido à ausência do “juízo reflexionante” (ou reflexivo) e da “mentalidade alargada” kantianos, resolvendo muitas das lacunas que o mal derivado do pensamento possui, como a que exige distinguir o raciocínio (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark