Results for 'Medição'

19 found
Order:
  1. Estudo crítico.Medição E. Possibilidade Noção, Do Vácuo, Segundo Henrique de Gand, Eda Do Vácuo & Ciência Moderna - 1992 - Revista Filosófica de Coimbra 2:359-385.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  21
    Delineando o problema da medição na mecânica quântica: o debate de Margenau e Wigner versus Putnam.Frederik Moreira dos Santos & Osvaldo Pessoa Júnior - 2011 - Scientiae Studia 9 (3):625-644.
  3.  9
    Felinos inseparáveis: considerações históricas e filosóficas acerca do problema da medição em mec'nica qu'ntica.Raoni Wohnrath Arroyo - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (26):209-238.
    Este artigo trata de aspectos abordados aspectos históricos e filosóficos do problema da medição em mecânica quântica, com ênfase na famosa formulação de Erwin Schrödinger conhecida como o “paradoxo do Gato de Schrödinger”. Pensado para o uso em sala de aula em cursos de filosofia da ciência a nível de graduação e pós-graduação, o artigo trata, em especial: da gênese do problema da medição (§ 1); sua conexão com os debates filosóficos sobre a localidade e separabilidade (§ 2); (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    Para uma Interpretação Emergentista do Problema da Medição.João Luís Cordovil - 2023 - Perspectivas 7 (2):139-155.
    Como é bem sabido, o problema da medição é um problema antigo – talvez mesmo o único problema - da Mecânica Quântica ou, pelo menos, de sua interpretação. Grosso modo, o problema da medição surge da transição de um sistema em Mecânica Quântica de um estado de superposição para um estado bem definido. Ou seja, da transição de um sistema num estado “quântico” para um “estado clássico”. Como também é bem conhecido, várias são as tentativas de solução para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    Um ponto de partida sobre as medições: um entendimento esquemático e epistemologicamente útil.Felix Pinheiro - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):108-120.
    Theorizing about “what is x?” is the primary task of any study that seeks a “philosophy about x”. In the case of the philosophy of measurement this problem is multifaceted, as it involves notions whose restrictions are formulated because of metaphysical assumptions and epistemic consequences. Concerning the understand of what it is to measure, there are problems derived from the relationship between measurement and knowledge, especially scientific knowledge. This relationship raises broad epistemological questions that can be broken down into more (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  48
    The dance of the mind. Physics and metaphysics in Gilles Deleuze and David Bohm.Alberto Gualandi - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):279-307.
    Over and above differences in terminology and cultural background, we try to show that the quantum physicist, David Bohm, and poststructuralist philosopher, Gilles Deleuze, shared a common aim in thought: to replace the classical image of reality, which is still dominant in our time, with a metaphysics finally in agreement with the concepts and results of relativity, quantum mechanics andcontemporary biology. For these two thinkers, the world of things that are well individuated in space and time, and ordered according to (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  7.  12
    A forma lógica da linguagem religiosa e ética.John Bolender - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):155-176.
    Resumo: Ludwig Wittgenstein tentou desenvolver, desde 1929, uma abordagem à filosofia da lógica em termos de escalas de medição. Embora mostrasse grande sensibilidade a diversos tipos de escalas, Wittgenstein não estava bem posicionado para fazer seu projeto render frutos, porque a teoria das medidas não começou a fazer avanços significativos antes do final da década de 1940, e continuou desfrutando de um progresso relevante, até os anos 80. Não obstante, nas suas obras e palestras dos anos 30, Wittgenstein fez (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Compatibilizando Autopoiese e Atribuições Funcionais.João Willian Stakonski - 2022 - Principia: An International Journal of Epistemology 26 (1):95-111.
    Ao estruturarem sua compreensão dos seres vivos enquanto máquinas autopoiéticas, Humberto Maturana e Francisco Varela reiteradamente tecem críticas à aplicação das noções de função e aptidão então estabelecidas em teorias científicas. Tais críticas apresentam-se em duas frentes principais: por um lado, os autores afirmam que atribuições funcionais são causalmente inertes, o que as reduz a meros artifícios explicativos não operacionalizáveis; por outro, defendem que todo organismo, enquanto não for destruído em suas interações com o meio, conserva sua aptidão, sendo esta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    A indissociabilidade entre Física e Visão de Mundo segundo Paul K. Feyerabend.Rafael Velloso & Antonio Augusto Passos - 2022 - Principia: An International Journal of Epistemology 26 (3):509-537.
    Paul Feyerabend, entre os anos de 1948 e 1970, discutiu diversas questões concernentes à mecânica quântica: problema da medição, a complementaridade e o “corte” entre o regime macro e micro, foram alguns dos assuntos mais estudados. Desde seus primeiros trabalhos acadêmicos, é possível identificar aspectos que o serão caros durante toda sua vida, como é o caso da relação entre conhecimento físico e visões de mundo. A partir de uma reconstrução de seu pensamento (entre os anos de 1948 e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. The Marquis of Pombal and the shift of Paradigm.José Augusto dos Santos Alves - 2006 - Cultura:177-192.
    Num século "ideofágico" e "mitofágico", em que "desconhecidos" agitadores, anti-escolásticos e defensores de ideais subversores, aparentemente não coniventes com o poder, lançam a discussão no seio do Estado e da Sociedade e tentam o centro, o meio-termo, à boa maneira de um eclectismo pontual que não esquece a visão conservadora, mas mantendo-se abertos às inova­ções, o pombalismo aparenta-se a um marco miliário que apresenta características transforma­cionais e, muitas vezes, polémicas ao nível das várias esferas, como a literária, por vezes mora­lizadora (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    dualidade onda-partícula na perspectiva de Niels Bohr.Rodolfo Carvalho Neto - 2023 - Perspectivas 7 (2):218-232.
    Este artigo tem como objetivo discutir a Dualidade Onda-Partícula e o Princípio da Incerteza como expressões de uma ideia mais geral de natureza interpretativa: o Princípio de Complementaridade, formulado pelo físico dinamarquês Niels Bohr. Trata-se, conforme defenderemos, de uma interpretação antirrealista que é fundada na objetividade da Física. A impossibilidade de utilização simultânea das leis de conservação de energia e momento (asserção de causalidade) e da coordenação espaço-temporal será problematizada, analisando-se uma possível incompatibilidade desta complementaridade com o antirrealismo. Discute-se, ainda, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    três palestras William James, de Erwin Schrödinger.Caroline Elisa Murr & Gabriel Neves Ferrari - 2023 - Perspectivas 7 (2):274-311.
    Schrödinger escreveu as Palestras William James em 1954, mas estas não foram publicadas durante sua vida. Escritas em inglês, foram guardadas e publicadas somente em 1995, em uma coletânea organizada por Michel Bitbol, em que se baseia esta tradução. O primeiro texto se inicia discutindo relações entre filosofia e ciência, abordadas usando exemplos que relatam como as cores e os sons são abordados por diferentes ciências. Na segunda palestra, Schrödinger aborda um tema que foi alvo de muitas discussões na filosofia: (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  30
    Dossier Booksellers and their heritage.Nuno Medeiros, Daniel Melo, Fátima Ribeiro de Medeiros & Livreiros da Sá da Costa - 2013 - Cultura:319-339.
    Este dossiê representa a continuidade de um projecto que tem procurado debater publi­camente o património dos agentes ligados à produção e circulação do livro. Centrando-se nos espólios dos livreiros, a introdução problematizante e os depoimentos procuram dis­cutir o seu carácter invisível enquanto objecto de pesquisa, salvaguarda e divulgação. Há, então, uma reflexão que urge fazer, à semelhança do que ocorre com o património dos edi­tores (arquivos históricos e não só), no sentido de reconhecer o estatuto patrimonial e histó­rico dos acervos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  15
    O calendário egípcio.Telo Ferreira Canhão - 2006 - Cultura:39-61.
    Os anos egípcios eram de 365 dias contados a partir da subida ao trono de cada rei. Esta contagem era independente das três estações em que se subdividia o ano solar, marcadas pelas necessidades agrícolas. As semanas iniciais de sete e oito dias, motivadas pelas fases lunares, cedo foram ultrapassadas por um sistema muito mais regular de meses de três décadas, cada uma marcada pelo aparecimento de um decano. Os decanos eram 36 estrelas visíveis por períodos de dez dias, completando-se (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  29
    The value of currency in Oresme and Copernicus.Márcio Augusto Damin Custódio & Sueli Sampaio Damin Custódio - 2015 - Scientiae Studia 13 (4):731-757.
    RESUMO Este artigo apresenta a noção de valor aplicado à análise da moeda, elaborada por Nicole Oresme, em 1355, e Nicolau Copérnico, em 1526. Mostramos que, para os autores, o valor da moeda deve ser estável e determinado pela comunidade em atividades de compra e venda. Também mostramos como esses autores opõem-se à instabilidade do valor, especialmente a desvalorização promovida pelo governante. Argumentamos que ambos os autores criam sistemas de medição e controle do valor da moeda em tempos de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    Crença, Verdade e Exatidão: O Realismo Científico Encontra a Filosofia Das Medições.Félix Flores Pinheiro - 2022 - Kriterion: Journal of Philosophy 63 (153):683-708.
    ABSTRACT The current debate on scientific realism is an entire universe. A general thesis can be put like follows: scientific activity attains a world that is independent of science itself. This “reaching out” can be thought of in terms of theoretical practices, such as the formulation of true theories, and/or experimental practices, such as the construction of suficiently accurate methods to (re)formulate and test what is said by the theories. By this latter route, the debate about scientific realism in the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  66
    Van Frasssen, Everett, and the critique of the copenhagem view of measurement.Stefano Osnaghi - 2008 - Principia: An International Journal of Epistemology 12 (2):155-176.
    Bas van Fraassen advocates a “Copenhagen variant” of the modal interpretation of quantum mechanics. However, he believes that the Copenhagen approach to measurement is not fully satisfactory, since it seems to rule out the possibility of providing a physical account of the observation process. This was also what John Wheeler had in mind when, in the mid-1950’s, he sponsored the “relative state” formulation proposed by his student Hugh Everett. Wheeler, who considered himself an orthodox Bohrian, tried to convince Bohr to (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  19
    Mec'nica Qu'ntica e Livre Arbítrio: Cinco questões-fundamentais.José Manuel Muñoz - 2015 - Principia: An International Journal of Epistemology 19 (1):65-92.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  76
    Quantum Mechanics and Free Will: Five Key Issues.José Manuel Muñoz - 2015 - Principia: An International Journal of Epistemology 19 (1):65-92.
    In this paper we critically analyze the situation of quantum mechanics in discussions on free will. It starts describing how the uncertainty principle and the measurement problem pose a challenge to determinism. Next, we present positions supporting and rejecting correlation between quantum phenomena and free will. Finally, we will place all these issues into the context of five key questions set out by Robert Kane: the Compatibility, Significance, Intelligibility, Existence and Determinist Questions.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark