Order:
  1.  26
    Dossier Booksellers and their heritage.Nuno Medeiros, Daniel Melo, Fátima Ribeiro de Medeiros & Livreiros da Sá da Costa - 2013 - Cultura:319-339.
    Este dossiê representa a continuidade de um projecto que tem procurado debater publi­camente o património dos agentes ligados à produção e circulação do livro. Centrando-se nos espólios dos livreiros, a introdução problematizante e os depoimentos procuram dis­cutir o seu carácter invisível enquanto objecto de pesquisa, salvaguarda e divulgação. Há, então, uma reflexão que urge fazer, à semelhança do que ocorre com o património dos edi­tores (arquivos históricos e não só), no sentido de reconhecer o estatuto patrimonial e histó­rico dos acervos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  19
    Debating about publishers and their heritage: 2nd dossier.Daniel Melo, Carlos da Veiga Ferreira, Fernando Paulouro Neves & Francisco Pedro Lyon de Castro - 2013 - Cultura:321-345.
    Este dossiê representa a continuidade de um projecto centrado no património dos agentes ligados à produção, circulação e recepção do livro. A partir da história e dos espólios de empresas editoriais e de coleccionadores, bibliófilos e/ou divulgadores, a introdução problematizante e os depoimentos convocam a memória dos agentes e debatem as ameaças que pendem sobre essa herança cultural riquíssima e possíveis soluções. As boas práticas de vários países impõem uma reflexão inadiável para o contexto português: que vias de cooperação inter-institucional (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  9
    The publishers and their heritage: preserving, providing, studying and disseminating as emergency measures.Daniel Melo - 2012 - Cultura:173-190.
    Quando se fala em património cultural, uma área que costuma ficar na penumbra é a dos arquivos históricos. De entre estes, um dos conjuntos mais vulneráveis é o dos arquivos de editoras e outros agentes da edição. Este artigo propõe uma reflexão em torno do património arquivístico em geral e dos arquivos das editoras em particular, a nível internacional. Tal digressão analítica e problematizante serve, em boa medida, para ajudar a repensar o caso português, cujos atrasos e impasses urge solucionar, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  41
    As editoras e o seu património em debate.Daniel Melo, José Pacheco Pereira, João Corregedor da Fonseca & José Antunes Ribeiro - 2012 - Cultura:191-203.
    1. Introdução problematizante / Daniel Melo Tal como aludido no artigo anterior, o painel «As editoras e o seu património: preservar, disponibilizar e divulgar como medidas urgentes» tornou-se um marco na área dos estudos sobre a edição e sobre património por causa do seu carácter inovador – nunca até então se tinha feito um encontro exclusivamente destinado a debater a questão da preservação, valorização e disponibilização dos arquivos definitivos das editoras portuguesas. Além deste pionei...
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  18
    Circulação, apropriação e actualidade das ideias contra a Guerra Colonial.Daniel Melo - 2015 - Cultura:249-290.
    O presente texto pretende ser um contributo para o estudo da apropriação, circulação e actualidade crítica das ideias e posicionamentos contra a guerra, tomando a Guerra Colonial portuguesa como vector central e dialogando criticamente com outros elementos de um dossiê temático, incluindo transcrição de documentos da época e de testemunhos inéditos. Este dossiê parte de um encontro temático que desde Junho de 2015 tem procedido à recolha de testemunhos de cidadãos comuns cujo percurso biográf...
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    Romano Torres: A case study of a Portuguese publishing house.Daniel Melo - 2014 - Logos 25 (2):28-38.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark