7 found
Order:
Disambiguations
Altair Alberto Favero [7]Altair Fávero [1]
  1.  10
    O Olhar Freireano Sobre a Prática Pedagógica: O Diálogo Como Princípio Ético Dos Docentes Na Escola X.Altair Alberto Fávero, Camila Chiodi Agostini & Thalia Leite de Faria - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023009.
    Ao pesquisar a realidade educacional contemporânea é preciso conceber que os desafios que atingem a práxis pedagógica em sala de aula se apresentam de forma multifacetada e complexa. Pensar a atuação docente se mostra cada vez mais desafiadora e prescinde de problematizações que auxiliem no enfrentamento das dificuldades. Assim, a presente pesquisa trata da temática acerca do diálogo como um princípio ético na prática pedagógica em sala de aula, com ênfase na concepção dos docentes da Escola X. Tratando-se de uma (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  19
    Um olhar sobre o ensino de filosofia.Altair Alberto Fávero, Jaime José Rauber & Walter Omar Kohan (eds.) - 2002 - Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil: Editora Unijuí.
    É preciso refletir sobre a formação do professor de Filosofia. É necessário olhar a própria prática dos cursos, o perfil dos alunos que os estão freqüentando, a inserção desses estudantes nas escolas, o tipo de Filosofia que nelas está sendo trabalhada, a receptividade que a Filosofia está tendo, os livros didáticos de Filosofia e o seu uso.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  2
    A educação democrática na escola deweyana: para discutir a relação entre educação escolar e democracia.Altair Alberto Fávero & Carina Tonieto - 2015 - Filosofia E Educação 7 (2):75.
    Este artigo apresenta uma proposta de vivência da democracia na escola discutindo num primeiro momento a relação entre educação escolar e democracia a partir de Biesta e, num segundo momento, a proposta de educação formulada por Dewey em Democracia e educação. Em seguida, abordando a obra de Joseph Püig et al., Democracia e participação escolar, trata das características da escola democrática e de como elas podem efetivar-se no cotidiano escolar.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  3
    A presença da filosofia na escola.Altair Alberto Fávero & Edison Alencar Casagranda - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 3.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    A prática pedagógica e o ensino de filosofia no contexto da pandemia da COVID-19.Altair Alberto Fávero, Talia Leite de Faria & Evandro Consaltér - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):23-37.
    No contexto da pandemia, vivemos a incerteza de quando a vida tornará a sua normalidade. Esse momento de incerteza nos impulsiona a reflexão sobre o atual cenário, os desafios e possibilidades dessa nova forma de viver. Pensando nisso, o presente estudo de cunho bibliográfico hermenêutico busca refletir acerca da prática pedagógica e do ensino de filosofia no atual contexto, atendo-se aos seguintes problemas: é possível uma prática pedagógica de qualidade em meio a esse cenário? De que modo o ensino de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  22
    O ensino de Filosofia como potencializador da experiência interdisciplinar na Educação Básica: interfaces entre Hannah Arendt e Matthew Lipman. [REVIEW]Altair Alberto Favero, Junior Bufon Centenaro & Ana Lúcia Kapczynski - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24.
    A Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 inseriu a Filosofia nos currículos do Ensino Médio com o indicativo de interdisciplinaridade, permanecendo em aberto questões acerca de como fazer com que a Filosofia potencialize a experiência interdisciplinar. Com o objetivo de correlacionar interdisciplinaridade e Filosofia, o artigo resulta de uma análise hermenêutica que confronta reflexões de Hannah Arendt sobre a crise na educação e a proposta da comunidade de investigação de Lipman. Parte da noção de que em meados do século XX, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  19
    Declínio da experiência e os desafios educacionais: uma abordagem a partir de Walter Benjamin. [REVIEW]Altair Alberto Fávero & Marcelo José Doro - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):459-476.
    Walter Benjamin fala da experiência como sendo o tipo de sabedoria que resulta do encontro de práticas individuais com o horizonte de sentido fornecido pela vida comunitária. Mas esse encontro tem se tornado mais difícil a partir do desenvolvimento da sociedade capitalista moderna. As novas dinâmicas de trabalho, somadas ao ritmo acelerado da vida urbana, favorecem o isolamento dos indivíduos e deturpam sua capacidade de filtrar, significativamente, os eventos que se acumulam no cotidiano. Muitas coisas acontecem, mas muito pouco permanece (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark