Contradições do progresso e ambiguidades da Educação: uma discussão a partir da Dialética do Esclarecimento // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.6 [Book Review]

Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):500-516 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo discutir implicações da dialética do esclarecimento, discutida na obra homônima de Adorno e Horkheimer, para a educação. Para tanto, volta-se ao questionamento central da obra acerca da permanência da barbárie mesmo nas sociedades com pretensões democráticas e apesar do desenrolar do processo civilizatório e do notório progresso técnico-científico que caracteriza o nosso tempo. Os argumentos fundamentais da obra citada são retomados, relacionando-a ao contexto de sua produção. Elementos como as contradições que são imanentes à cultura, a necessária autorreflexão do pensamento, a lida com o medo e com outros afetos decorrentes do não cumprimento da promessa emancipatória da cultura, a matematização da ciência e a expurgação do incomensurável e do subjetivo são pensados como implicações significativas da dialética do esclarecimento para o campo educativo. Discute-se que a educação, ainda que precariamente, é, por excelência, o âmbito tanto de formação das novas gerações como de produção de saberes, o que a torna rica em possibilidades tanto de fomentar os aspectos emancipatórios da cultura como de reproduzir e aprofundar as mazelas de nosso tempo, o que indica a importância desta reflexão. Procura-se, em alguma medida e com o intuito de aprofundar o escopo argumentativo, referenciar tanto outras obras dos autores frankfurtianos da primeira geração como obras de pesquisadores que se dedicam à atualização da produção teórica nesse campo de saber. À guisa de conclusão, são apontadas tarefas da educação, bem como aporias que precisam seguir sendo pensadas quando se concorda com a finalidade intrinsecamente emancipatória da formação. Palavras-chave: Teoria crítica da sociedade. Educação. Dialética do esclarecimento. Autorreflexão do pensamento.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,369

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

KANT E O ESCLARECIMENTO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA PARA A EDUCAÇÃO DA HUMANIDADE.Marcos Seneda - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 19:89-102.
A Razão Teórica Triunfa Sobre A Razão Prática? Habermas Contra A Dialética Do Esclarecimento.Pablo Holmes - 2008 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 7 (1):25-43.
Esclarecimento, educação e autonomia em Kant.Paulo César Nodari & Fernando Saugo - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):133-167.
A Educação Senequiana.José Melo Pereira Melo - 2007 - Educacao E Filosofia 21.

Analytics

Added to PP
2017-12-23

Downloads
21 (#742,651)

6 months
1 (#1,478,518)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references