Esclarecimento, educação e autonomia em Kant

Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):133-167 (2011)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este trabalho tem como objetivo abordar os conceitos esclarecimento, educação e autonomia na concepção do filósofo Immanuel Kant. Para tanto, no primeiro momento, faz-se a leitura do Opúsculo Kantiano de 1783, Resposta à pergunta: que é esclarecimento?, com o propósito de analisar o conceito esclarecimento, a fim de compreender de que modo, em Kant, se dá a passagem do homem de seu estado de menoridade à maioridade. Num segundo momento, a partir da leitura da obra publicada em 1803, Sobre a pedagogia, ainda que haja dúvidas se, de fato, essa obra tenha sido escrita por Kant ou, mais provavelmente, por seu aluno, Theodor Rink, busca-se evidenciar a tese kantiana de que a emancipação do homem não se dá sem a educação. E, por fim, num terceiro momento, à luz da análise feita dos dois conceitos-base deste trabalho, esclarecimento e educação, investiga-se a conexão entre ambos, na obra sobre filosofia moral kantiana de 1785, Fundamentação da metafísica dos costumes, tentando sustentar a tese de que esclarecimento e educação estão conectados com a autonomia moral, terceiro conceito-base desta investigação. A partir desses três momentos, salienta-se, por conseguinte, que a educação, segundo a proposta de Kant, possibilita ao homem desenvolver, aprimorar cada vez mais a capacidade e a coragem de sair do estado de menoridade e alcançar a maioridade, tornando-se, progressivamente, um sujeito esclarecido, autônomo e, consequentemente, moral

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 90,616

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Direitos humanos na educação: superar os desafios.Karen Franklin - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):125-144.
Nietzsche E Habermas no tecido da dialética do esclarecimento.Barbara Lucchesi Ramacciotti - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.
Educação - Pedagogia e Metafísica em Delfim Santos.Manuel Guedes da Silva Miranda - 1993 - Revista Portuguesa de Filosofia 49 (1/2):149 - 169.

Analytics

Added to PP
2013-11-23

Downloads
81 (#189,088)

6 months
1 (#1,042,085)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references