“As Novas Formas de Controle” Consolidação Do Pensamento Unidimensional Na Sociedade Do Capitalismo Avançado Conforme Herbert Marcuse

Revista Dialectus 26 (26):59-73 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Razão e liberdade são tidas como os princípios fundadores da sociedade industrial e tecnológica do capitalismo avançado. Para garantir a validação de seu discurso, a tecnologia dispõe de sofisticadas formas de controle, que atuam na consolidação da unidimensionalidade como elemento garantidor da coesão social e da manutenção do status quo. Para isso, o “ordenamento tecnológico” recebe o apoio de uma “coordenação política e intelectual”, que garantem a eficiência processual e a eficácia teleológica das diversas formas de controle da civilização industrial avançada. Este artigo tem como objetivo compreender e expor como para Marcuse, a sociedade do capitalismo afluente, com suas novas formas de controle, protagoniza a formação e consolidação da cultura da unidimensionalidade. Para tanto, a partir do método dialético do filósofo frankfurtiano, debateremos temas como, a contenção do pensamento crítico, condicionamento das necessidades humanas e a racionalidade tecnológica. No intercurso de nossa exposição mostraremos que por trás do discurso da liberdade, a nova sociedade industrial tecnológica, impõe suas formas específicas de controle sobre os indivíduos tendo como resultado a formação de um sistema social unidimensional, onde não há lugar para o pensamento crítico, tido como supérfluo. Pois, não só ameaça a atual compreensão de progresso tecnológico da sociedade unidimensional, como também é capaz de inverter a ordem do discurso estabelecido e desmontar toda e qualquer convivência social do atual status quo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,709

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Computando O que une.Belkis Santos - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (1):127-132.
Recepção de Freud na filosofia de Herbert Marcuse.Rafael Cordeiro Silva - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
Utopia E psicanálise em Herbert marcuse1.Marilia Mello Pisani - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):203-217.
A Ontologia da Semiformação em tempos de neoliberalismo.Bruno Pucci - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):595-613.
El último provecto de Foucault: Una rehabilitación de la amistad.Francisco Guerrero Ortega - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (1):105-116.

Analytics

Added to PP
2023-11-21

Downloads
6 (#1,456,201)

6 months
6 (#509,130)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author Profiles

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references