Conhecimento histórico e conhecimento racional

Estudos Kantianos 6 (2):37-44 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Conquanto seja utilizada somente no terceiro capítulo da Doutrina Transcendental do Método, designado “A arquitetônica da razão pura”, a distinção entre conhecimento histórico e conhecimento racional é um topos básico das Lógicas de Kant, marcando a diacronia de suas reflexões metafísicas. No percurso aqui proposto para esclarecer essas duas noções, remontamos a Christian Wolff. Para situar a posição epistemológica da Filosofia, no Discurso preliminar sobre a filosofia em geral, Wolff explicita a diferença entre os conhecimentos histórico, filosófico e matemático, na tentativa de alocar toda a aquisição do nosso conhecimento no interior dessa tripartição. Kant acolhe essa divisão tripartite, mas vai reduzi-la à oposição entre conhecimento histórico e conhecimento racional, equacionando o conhecimento empírico com o histórico, e situando filosofia e matemática no interior do último modo de conhecimento. Procurou-se aqui mostrar que essas duas noções decisivas e contrapostas são conversíveis entre si, articulando-se no interior daquilo que Kant denomina uma arquitetônica. Mediante essa distinção, Kant procura um princípio metodológico de unificação, opondo as noções de agregação e subordinação, que darão origem às noções de agregado e sistema. Sendo ciência sistemática, a filosofia é projetada no vértice da disposição racional de todas as ciências, guardando consigo a responsabilidade de abrigar a meta final de todo o uso da razão humana.

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Crenças “gettierizadas” e conhecimento procedimental.Luis Estevinha Rodrigues - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (3):438-446.
A virtude do saber-como.Felipe Rocha L. Santos - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (3):483-499.
Epistemologia Pós-Gettier.John Greco - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (3):421-437.
O mito do conhecimento.Laurence BonJour, Albertinho Luiz Gallina & Kariane Marques da Silva - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):503-534.
O problema da objetividade.Donald Davidson - 2013 - Skepsis: A Journal for Philosophy and Interdisciplinary Research 6 (9):141-159.
O lugar do testemunho na estrutura do conhecimento e da justificação.Robert Audi - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):566-585.

Analytics

Added to PP
2019-02-27

Downloads
295 (#68,357)

6 months
49 (#89,849)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Marcos César Seneda
Universidade Federal de Uberlândia

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references