Samuel Pufendorf e a diferença entre Direitos Perfeitos e Imperfeitos/Samuel Pufendorf and the distinction between Perfect and Imperfect Rights

Pensando: Revista de Filosofia 3 (6):49-63 (2012)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A hipótese deste artigo tem o objetivo de mostrar que Samuel Pufendorf utiliza e elabora a distinção efetuada por Hugo Grotius entre direitos perfeitos e imperfeitos. De certo modo Pufendorf vai mais adiante do que Grotius e não apenas aceita a sua distinção, como também a esclarece: os direitos em geral são poderes morais obtidos pela lei que apresentam ao mesmo tempo dois tipos de poder moral e de direitos. No caso dos direitos perfeitos, o homem está por definição autorizado a usar a força para proteger seu exercício do poder. Dentro da sociedade política isso significa que ele pode ir ao tribunal, entre as nações permite a justificativa da guerra. No caso dos direitos imperfeitos, porém, o seu detentor não tem a permissão de exigir seu cumprimento pela força, embora deva ser admitido que obstruir erroneamente seu exercício é algo desumano. O jurista alemão está mais interessado, portanto, em explicar o significado da função da própria distinção. Ele oferece sua explicação em dois estágios: o primeiro explica por que os direitos perfeitos têm de ser cumpridos. Entre as leis da natureza, algumas devem ser observadas simplesmente para que a sociedade possa existir, enquanto outras conduzem a uma existência melhorada. Os direitos perfeitos extraem seu caráter do primeiro tipo de lei, os imperfeitos, do segundo. O segundo estágio da explicação mostra como os direitos imperfeitos e perfeitos suplementam um ao outro.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,438

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Rights as Entitlements and Rights as Claims.Marco Antonio Oliveira de Azevedo - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (1):164-182.
Conflitos entre direitos e alternativas à ponderação. A teoria dos direitos de Dworkin reavaliada.Marina Velasco - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (3):115-130.
Preconditions of an Intercultural Dialogue on Human Rights.Marek Hrubec - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (1):183-205.
Direitos Humanos Na Perspectiva Do Direito Dos Povos.Luiz Paulo Rouanet - 2011 - Pensando: Revista de Filosofia 2 (3):232-248.
A Fundamentação Dos Direitos Humanos Entre Natureza E Contrato.André da Silva - 2013 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 12 (2):238-255.

Analytics

Added to PP
2019-01-27

Downloads
2 (#1,793,260)

6 months
1 (#1,498,742)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references