Wittgenstein sobre certeza, regras e normas

Dissertatio 41 (S1):151-179 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente estudo deve ser visto como uma tentativa simples de estabelecer o próprio eixo norteador de uma obra wittgensteiniana que se apresenta como “epistemológica”, sem, no entanto, sê-lo em sentido primário ou essencial: quer-se estabelecer o conceito mesmo de certeza, perseguindo a Consideração Final de que a sua categoria é lógico-linguística e só por esse motivo pode ele, em sentido secundário ou derivativo, servir para o inquérito da epistemologia, isto é, servir ao propósito de legitimar uma atitude de recusa ao ceticismo. Em outras palavras, quer-se aproximar a noção de “certeza” à noção de “regra” dentro da referida obra e perceber o que essa aproximação oportuniza para o entendimento da natureza da linguagem, e só então – o que, de início, pareceria mais óbvio – o que ela proporciona para um relato geral do conhecimento. Em verdade, é precisamente na remodelação teórica da noção de certeza que o tema do ceticismo tem espaço de tratamento, para Wittgenstein, residindo no seguinte ponto de partida o seu distanciamento face à estratégia argumentativa adotada por G. E. Moore: da revisão da natureza da linguagem como uso à rejeição teórica do ceticismo a relação é boa.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,783

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Sobre Conhecimento e Certeza.Juliano do Carmo - 2012 - Revista Opinião Filosófica 3 (2).
O místico no Tractatus de Wittgenstein.Paulo Alexandre E. Castro - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):84-102.
Sobre la certidumbre.Eva Parra Iñesta - 2010 - Claridades. Revista de Filosofía 2 (1):62-69.
O problema da objetividade.Donald Davidson - 2013 - Skepsis: A Journal for Philosophy and Interdisciplinary Research 6 (9):141-159.

Analytics

Added to PP
2019-06-29

Downloads
2 (#1,802,998)

6 months
1 (#1,467,486)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references