9 found
Order:
  1.  27
    Princípios do Direito da Guerra.Evaldo Becker - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (1):149-172.
    Não há como falar dos Princípios do Direito da Guerra de Rousseau sem falar em seu projeto maior, da obra que coroaria sua carreira de escritor político. Trata-se obviamente do projeto das Instituições Políticas, imaginado por Rousseau durante o período em que trabalhou como secretário da Embaixada da França em Veneza, entre os anos de 1743-1744. Os Princípios do Direito da Guerra integrariam a segunda parte das Instituições Políticas, aquela que trataria do direito das gentes, do comércio, do direito da (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  31
    Rousseau's Contributions to the Understanding of Contemporary Socioenvironmental Disasters.Evaldo Becker & Michele Amorim Becker - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (2):111-126.
    Nosso objetivo no presente artigo é contextualizar as críticas de Rousseau àquilo que posteriormente será designado como ética socioambiental, a partir da qual se analisam as relações dos homens com o meio ambiente e como estas são determinadas e também determinantes de suas ações ético-políticas. Pretende-se ainda verificar em que medida o pensamento de Rousseau pode contribuir para o entendimento dos desastres socioambientais, na atualidade. This paper aims at contextualizing Rousseau's critiques of what would later be called the socio-environmental ethics, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  29
    Rousseau’s Critique of Grotius’ Jus Ad Bellum and Jus in Bello.Evaldo Becker - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):139-152.
    RESUMO:Nosso objetivo no presente artigo é apresentar algumas das principais críticas dirigidas por Rousseau às ideias acerca do direito “da” e principalmente “na” guerra, tal como aparecem na obra de Hugo Grotius. Rousseau insiste para que seus leitores não esqueçam “de jeito nenhum” que ele não procura “[...] o que torna a guerra vantajosa àquele que o faz, mas o que a torna legítima.” E lembra que “[...] sempre há um custo em ser justo”, mas que isso não é motivo (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    Política E Linguagem Em Rousseau E Condillac.Evaldo Becker - 2011 - Kriterion: Journal of Philosophy 52 (123):49-74.
  5.  33
    Natureza, ética E sociedade em Rousseau.Evaldo Becker - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:31-42.
    Nosso objetivo é analisar alguns elementos do pensamento do filósofo suíço, sobretudo no que se refere às formulações teóricas que envolvem os conceitos de estado de natureza, desnaturação do homem, responsabilidade ética e participação política.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    Política E Linguagem Em Rousseau E Condillac.Evaldo Becker - 2011 - Kriterion: Journal of Philosophy 52 (123):49-74.
  7.  6
    Das Cidades Às Confederações: Caminhos Para Superar Os Conflitos E as Guerras Que Ameaçam a Independência Dos Povos.Evaldo Becker - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    Os objetivos do presente artigo são: apresentar um panorama das discussões modernas acerca dos conflitos internos que ameaçam e enriquecem a vida política das cidades; e de um ponto de vista externo, apresentar algumas das principais ideias construídas no período, para alargar os laços exteriores dos povos, na tentativa de superar ou sobreviver às guerras que ameaçam a independência dos Estados. Para tanto nos serviremos de autores como Maquiavel, Hobbes, Saint-Pierre, Rousseau e Bolívar.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Tensões entre natureza e sociedade em Diderot e Rousseau.Evaldo Becker - 2016 - Discurso 46 (1):151-170.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Similitudes entre as filosofias de Rousseau e Platão.Evaldo Becker - 2011 - Princípios 18 (29):49-62.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 No presente artigo, trataremos acerca de algumas similitudes que podem ser percebidas entre as obras de Jean-Jacques Rousseau e Platáo. Pretendemos examinar principalmente as proximidades existentes acerca da eloqüência ou do poder do discurso tendo como fim ações políticas. Visa-se demonstrar que ambos autores possuem tanto uma valoraçáo positiva, quanto uma valoraçáo negativa do discurso e da eloqüência. Para tanto, utilizaremos principalmente as obras: Ensaio sobre a origem das línguas e o Discurso sobre (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark