Sobre a motivação moderna de crítica à metafísica

Aufklärung 3 (1):33-58 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo consiste em abordagem de cunho introdutório sobre a crítica à metafísica. Destacam-se elementos isolados do conteúdo de crítica à metafísica na modernidade e que tende a vir a ser desenvolvido na contemporaneidade. Com isso quer-se dizer que na passagem da modernidade para a contemporaneidade a filosofia acaba por incorporar o conteúdo de crítica à metafísica e evolui na direção de vir a reconhecer sua condição de ser metafísica e de empreender crítica a essa condição. Para estabelecer a abordagem do assunto procura-se aqui manter subjacente a ideia de crítica à metafísica no contexto da história da filosofia; mas é priorizado nisso o aspecto temático em vez de seu aspecto histórico. Busca-se mostrar que no processo de compreender a crítica à metafísica tem ocorrido de se tentar apartar do caráter de metafísico o caráter de teórico da ciência. Requer então indagar se é possível estabelecer marco de separação entre uma coisa e a outra. Em vez de separação opta-se aqui por investir no conhecimento da identidade da própria metafísica como saber filosófico; busca-se esclarecer que a pergunta pelo que é filosofia e a dificuldade de compreender o seu conteúdo é o que traz à tona a crítica à metafísica e a torna necessária, mas como modo de se compreender melhor o que é filosofia.

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Sobre o significado do formalismo jurídico de Kant.Alexandre Hahn - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (2):34-48.
Mediación e intercambio. Sobre la relación entre crítica al conocimiento, filosofía de la historia y crítica social en Adorno.Ciro Mesa - 1996 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 30:205-218.
Metafísica e finitude em Sartre.Marcelo Prates Souza & Luiz Damon Santos Mourinho - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (2):361-387.
La Metafísica y el “Aufbau” de Carnap.Álvaro Peláez - 2005 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 15 (1).
¿cómo Hacer Metafísica Después De Heidegger Y Quine?Alfonso Marqués - 2008 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía:149-159.
¿Cómo hacer metafísica después de Heidegger y Quine?Alfonso García Marqués - 2008 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía:149-159.

Analytics

Added to PP
2017-04-11

Downloads
456 (#41,548)

6 months
364 (#5,313)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Add more references