Em que medida Wittgenstein seria fundacionista?

Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12 (2):e02 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Sobre a Certeza de Ludwig Wittgenstein carrega considerações importantes sobre como justificamos nosso conhecimento. Em particular, a obra nos apresenta às assim chamadas hinge propositions. Diante da multiplicidade de interpretações desse conceito, encontramos de maneira pervasiva a discussão sobre se elas implicariam em um fundacionismo. Se as ideias presentes nos trabalhos da fase madura de Wittgenstein são comumente consideradas anti-fundacionistas, então por que esse não seria o caso também em Sobre a Certeza? Por um lado, autores como Stroll compreendem que há um tipo de proposta fundacionista. Por outro, autores como Williams defendem o anti-fundacionismo. A partir da análise de ambas as posições, argumentamos que uma leitura anti-fundacionista é mais adequada. Por fim, possibilitados pelo anti-fundacionismo, apresentamos nossa leitura antidogmática cujo objetivo é ressaltar que a obra tem como propósito nos ensinar a fazer filosofia sem ignorar ou desqualificar a diversidade de culturas e perspectivas existentes.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,628

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

As observações de Wittgenstein sobre O teorema de gödel.Camila Jourdan - 2013 - Philósophos - Revista de Filosofia 18 (2):61-104.
¿Es Wittgenstein un fundacionalista?S. Cardona - 2011 - Ideas Y Valores 60 (146):73-95.
El giro retórico de Wittgenstein.Miguel Angel Quintana Paz - 2003 - In Marzá Domingo García & González Elsa (eds.), Entre la ética y la política: éticas de la sociedad civil. Universitat Jaume I. pp. 128-147.

Analytics

Added to PP
2022-01-19

Downloads
6 (#1,454,899)

6 months
4 (#776,340)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Hugo Ribeiro Mota
University of Oslo

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references