Ética e Teoria Das Representações Sociais: Uma Discussão a Partir da Ciência da Informação

Logeion Filosofia da Informação 4 (1):73-85 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Reflete sobre o uso acadêmico de informações produzidas pelos cidadãos em ambientes virtuais nas pesquisas de representações sociais. Aborda alguns aspectos éticos relacionados ao uso dessas informações, especialmente no âmbito da Ciência da Informação. Articula os conceitos de informação e representações sociais, de modo a evidenciar o papel das informações na construção das representações. Trata-se de um estudo bibliográfico, com base na literatura da Ciência da Informação. Alega que o uso dessas informações é uma prática ética, desde que os indivíduos produtores não sejam identificados no estudo, de modo a resguardar a fonte. Afirma que o pesquisador é um mediador no tratamento dos dados e deve se assegurar de que seus ideais não orientem a seleção ou exclusão de informações dos resultados do estudo. Conclui que o uso acadêmico da informação produzida pelos cidadãos nos ambientes virtuais implica a necessidade de uma postura ética frente aos sujeitos produtores de informações.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,503

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A teoria da dupla herança e a evolução da moralidade.Fábio Portela Lopes Almeida & Paulo César Coelho Abrantes - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (1):1-32.
La ética de la virtud y su lugar en la teoría ética.Jacob Buganza - 2017 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 55:54-67.

Analytics

Added to PP
2023-01-12

Downloads
3 (#1,704,746)

6 months
2 (#1,202,576)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references