Memória e caráter: Aristóteles e a histótia pessoal

Dissertatio 30:11-44 (2009)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Para Aristóteles, a memória não consiste somente em conservar os traços do passado e tomá-los novamente por objetos. O tratado Da memória e da reminiscência examina mais geralmente o papel das imagens no exercício do pensamento. Ele descreve o processo de reminiscência ou rememoração, e trata assim da organização voluntária das representações mentais como de seus encaminhamentos involuntários e patológicos. Correlativamente, ele explica em que sentido o homem pode ser agente de suas próprias representações e o princípio de suas associações. Aristóteles aborda, por conseguinte, a propósito da memória, questões fundamentais para a definição dos estados psíquicos, para a teoria do conhecimento, bem como para a concepção do eu ou da identidade pessoal. A análise da memória e da reminiscência conduz assim a uma reavaliação da concepção aristotélica do caráter, fazendo deste último o substrato e o agente de uma história pessoal que não pode ser abstraída de suas condições psicofísicas.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,932

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Filosofia da Memória: Problemas e Debates Acerca da Memória Episódica.Glaupy Fontana Ribas - 2020 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 12 (31):77-106.
Poder e limites da razão em Agostinho.Mariana Paolozzi Sérvulo da Cunha - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (3):598-609.

Analytics

Added to PP
2019-06-29

Downloads
13 (#1,041,990)

6 months
4 (#1,005,098)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Pierre-Marie Morel
Université paris 1

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Aristotle on Memory and the Self.Julia Annas - 1986 - Oxford Studies in Ancient Philosophy 4:99.

Add more references