A Igualdade e Alteridade Como Fundamentos Ético-Filosóficos Para a Proteção Do Patrimônio Cultural Imaterial: Uma Perspectiva a Partir de Francisco de Vitória

Prometeus: Filosofia em Revista 11 (31) (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo tem por objetivo analisar quais os fundamentos ético-filosóficos estruturam o instituto do patrimônio cultural imaterial, a fim de se buscar maior eficácia dos meios de proteção e reconhecimento de uma diversidade cultural, tendo em vista a dificuldade de resguardar a cultura do outro, bem como de se afirmar uma inclusão cultural. Para tanto, a pesquisa pauta-se no método qualitativo e indutivo, analisando tanto o instituto do patrimônio cultural, como as teorias de Francisco de Vitória, que permitem estabelecer a igualdade e alteridade como fundamentos ético-filosóficos daquele, concluindo, portanto, pela necessidade de se observar ambos os princípios no momento de se estabelecer mecanismos de proteção ao patrimônio cultural, como também na disseminação de políticas públicas voltadas à educação cultural, proporcionando, assim, maior diversidade e inclusão cultural.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,592

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ética e animais – reflexões desde o imperativo da alteridade.Ricardo Timm de Souza - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (2).
Discutindo a questão da alteridade em Husserl e Ricoeur.Elton Moreira Quadros - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):335-357.
O louco como um outro interditado: Arqueologia E biopoder.Georgia Amitrano - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.
Pluralismo, cidadania e igualdade: a teoria da justiça de Michael Walzer.Ricardo Corrêa de Araujo - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):748-778.

Analytics

Added to PP
2023-01-09

Downloads
4 (#1,617,803)

6 months
2 (#1,192,610)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references