Discutindo a questão da alteridade em Husserl e Ricoeur

Griot : Revista de Filosofia 14 (2):335-357 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Discutimos a concepção de alteridade presente na V meditação cartesiana de Husserl através da perspectiva ricoeuriana, bem como, a proposta de Ricoeur que coloca a alteridade no centro da ipseidade. Ricoeur, ao pensar sobre a alteridade, acompanha com atenção o desenvolver do pensamento de Husserl e pretende compreender os caminhos que levam do eu ao outro através do mundo em que estamos inseridos enquanto comunidade. A afirmação ricoeuriana da subjetividade pressupõe permanentemente a relação eu-outro-mundo. Portanto, para o filósofo francês, perseguir a compreensão husserliana de alteridade contribui, não somente para confrontar o seu próprio pensamento, como para aprofundar a sua concepção relacional da condição humana.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,774

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ética e alteridade: a educação como sabedoria da paz.Nilo Ribeiro Júnior - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):53-83.
Ipseidade e alteridade: uma leitura da obra de Paul Ricoeur.Joaquim de Sousa Teixeira - 2004 - Lisboa: Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira, Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
6 (#711,559)

6 months
5 (#1,552,255)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

References found in this work

No references found.

Add more references