A presença de traços existencialistas nas noções de dignidade E liberdade encontradas na oratio de pico Della mirandola

Synesis 7 (2):144-165 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo objetiva, ao revisitar a obra Oratio de hominis dignitate composta pelo humanista renascentista Giovanni Pico Della Mirandola, um duplo intento: sustentar que as noções de dignidade e liberdade, presentes nessa obra, se distanciam do pensamento cristão tradicional, de modo crítico, justamente porque derivam de uma leitura filosófica da teologia cristã da criação; e mostrar que a conclusão a respeito da noção de liberdade apresentada por Sartre no pensamento contemporâneo pode ser encontrada de modo germinal, guardada as devidas proporções, na leitura piquiana da criação. Para tanto, exporemos uma breve retomada do contexto histórico-filosófico que permitiu ao filósofo engendrar a Oratio bem como suas pretensões para com essa obra; falaremos, em um segundo momento, como o platonismo religioso de Marsílio Ficino, principal matriz teórica a partir do qual os conceitos de dignidade e de liberdade foram modulados, foi recebido e desenvolvido no pensamento de Pico; e como as influências e as rupturas com pensamento de Ficino e a leitura filosófica da teologia cristã da criação são importantes para recolocar os conceitos de dignidade e de liberdade, permitindo assim entrever, por meio deles, semelhanças com o pensamento satreano.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 90,616

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Oratio de hominis dignitate =.Giovanni Pico Della Mirandola - 1994 - Warszawa: Wydawn. IFiS PAN. Edited by Zbigniew Nerczuk, Mikołaj Olszewski & Danilo Facca.
The life of Pico della Mirandola: 'a very spectacle to all'.Thomas More - 2010 - New York, N.Y.: Scepter. Edited by Pico Della Mirandola & Giovanni Francesco.
Pluralità delle vie: alle origini del Discorso sulla dignità umana di Pico della Mirandola.Pier Cesare Bori - 2000 - Milano: Feltrinelli Editore. Edited by Giovanni Pico Della Mirandola & Saverio Marchignoli.

Analytics

Added to PP
2016-02-22

Downloads
18 (#711,533)

6 months
2 (#668,348)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references