Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos

São Paulo, SP, Brasil: Martins Fontes (2006)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Esta enciclopédia abrange, de uma forma introdutória mas desejavelmente rigorosa, uma diversidade de conceitos, temas, problemas, argumentos e teorias localizados numa área relativamente recente de estudos, os quais tem sido habitual qualificar como «estudos lógico-filosóficos». De uma forma apropriadamente genérica, e apesar de o território teórico abrangido ser extenso e de contornos por vezes difusos, podemos dizer que na área se investiga um conjunto de questões fundamentais acerca da natureza da linguagem, da mente, da cognição e do raciocínio humanos, bem como questões acerca das conexões destes com a realidade não mental e extralinguística. A razão daquela qualificação é a seguinte: por um lado, a investigação em questão é qualificada como filosófica em virtude do elevado grau de generalidade e abstracção das questões examinadas (entre outras coisas); por outro, a investigação é qualificada como lógica em virtude de ser uma investigação logicamente disciplinada, no sentido de nela se fazer um uso intenso de conceitos, técnicas e métodos provenientes da disciplina de lógica. O agregado de tópicos que constitui a área de estudos lógico-filosóficos é já visível, pelo menos em parte, no Tractatus Logico-Philosophicus de Ludwig Wittgenstein, uma obra publicada em 1921. E uma boa maneira de ter uma ideia sinóptica do território disciplinar abrangido por esta enciclopédia, ou pelo menos de uma porção substancial dele, é extrair do Tractatus uma lista dos tópicos mais salientes aí discutidos; a lista incluirá certamente tópicos do seguinte género, muitos dos quais se podem encontrar ao longo desta enciclopédia: factos e estados de coisas; objectos; representação; crenças e estados mentais; pensamentos; a proposição; nomes próprios; valores de verdade e bivalência; quantificação; funções de verdade; verdade lógica; identidade; tautologia; o raciocínio matemático; a natureza da inferência; o cepticismo e o solipsismo; a indução; as constantes lógicas; a negação; a forma lógica; as leis da ciência; o número.

Links

PhilArchive

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Existência.João Branquinho - 2015 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.
A Dinâmica da Ideia na "Lógica" de Hegel.Mafalda Faria Blanc - 1999 - Revista Portuguesa de Filosofia 55 (4):459 - 483.
Três Tipos de Necessidade Lógica.João Vergílio Cuter - 2008 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 18 (1).
Variedades de Realismo Metafísico.João Branquinho - 2015 - Revista Portuguesa de Filosofia 71 (4):725-752.
A dissolução da idéia da lógica.Róbson Ramos dos Reis - 2003 - Natureza Humana 5 (2):423-440.
Ludwig Wittgenstein: A Importância de uma Obra.João J. Vila-Chã - 2002 - Revista Portuguesa de Filosofia 58 (3):443 - 465.

Analytics

Added to PP
2018-06-02

Downloads
16,751 (#151)

6 months
350 (#5,813)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author Profiles

João Branquinho
Universidade de Lisboa
Desidério Murcho
Universidade Federal de Ouro Preto

References found in this work

How to do things with words.John Langshaw Austin - 1962 - Oxford [Eng.]: Clarendon Press. Edited by Marina Sbisá & J. O. Urmson.
The Structure of Scientific Revolutions.Thomas Samuel Kuhn - 1962 - Chicago: University of Chicago Press. Edited by Otto Neurath.
On the Plurality of Worlds.David K. Lewis - 1986 - Malden, Mass.: Wiley-Blackwell.
Word and Object.Willard Van Orman Quine - 1960 - Cambridge, MA, USA: MIT Press.

View all 712 references / Add more references