Genealogia da metafísica: origens de uma ciência primeira

Inquietude 2 (1):180-201 (2011)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O pensamento de Nietzsche caracteriza-se pelo modo de filosofar genealógico, que consiste em buscar a origem e o sentido dos conceitos instituídos ao longo da história. Mais frequentemente associada ao tema da moral, a genealogia não é um método utilizado apenas quando o filósofo alemão se lança na investigação desse tema: essa maneira de filosofar marca seu pensamento acerca de outros temas fundamentais, como a metafísica. Tema importantíssimo na obra do filósofo, a reflexão de Nietzsche sobre a metafísica haure sua originalidade e poder corrosivo exatamente do método genealógico do qual lança mão. Em coerência com essa afirmação, acreditamos haver uma genealogia da metafísica: através da investigação genealógica sobre a origem e sentido do que a filosofia considerou como incondicionado e atemporal, seus conceitos supremos, Nietzsche indica que tais conceitos supostamente puros são, na verdade, mobilizados por determinadas intenções morais inconfessas. Um desses conceitos sublimes, a Verdade, é especial: foi, segundo Nietzsche, através desse conceito que a metafísica se consolidou como ciência primeira incondicionada, negando seu propósito moral. No entanto, através do imperativo da verdade, os filósofos metafísicos tornaram a moral um saber objetivo: o bem e o mal se vinculam, devido a esse processo, com o verdadeiro e o falso. Nesse processo, as filosofias metafísicas atribuem o peso de verdade em si a seus próprios valores morais, que aparecem como inferências lógicas de uma nobre busca pelo conhecimento. Realizando uma genealogia da verdade, Nietzsche acaba por realizar uma genealogia da metafísica, revelando-a como discurso moral desde sua raiz

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,423

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Pariendo centauros: método, ciencia y filosofía en la genealogía de F. Nietzsche.José Emilio Esteban Enguita - 2013 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 46:103-123.
Nietzsche, a honestidade E o projeto natimorto do novo aufklärung.Danilo Bilate - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.
Genealogy and Will to Power.James Genone - 2001 - Revista Portuguesa de Filosofia 57 (2):285 - 298.
Pariendo centauros: método, ciencia y filosofía en la genealogía de F. Nietzsche.José Esteban Enguita - 2013 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 46:103-123.

Analytics

Added to PP
2015-02-06

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references