Para além do dilema redistribuição-reconhecimento: Nancy Fraser e a concepção bidimensional de justiça

Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 15 (1):126-141 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo reconstrói a tese de Fraser acerca de uma justiça bidimensional apresentada como uma alternativa para o dilema redistribuição-reconhecimento. O modelo de justiça da redistribuição inspirado em Karl Marx defende a tese que as injustiças têm um fundo econômico e que só serão devidamente solucionadas a partir do enfrentamento das desigualdades sociais. O modelo de justiça do reconhecimento inspirado em Hegel e atualmente defendido por Honneth acredita que as injustiças são gestadas a partir de questões concernentes a padrões culturais excludentes que negam status de reconhecimento de modo especial a negros, gays e mulheres. Para Nancy Fraser, os indivíduos sofrem injustiças ligadas a desigualdades sociais, econômicas e culturais. Uma teoria da justiça para obter o devido êxito deve confrontar elementos vinculados tanto à redistribuição quanto ao reconhecimento.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,990

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Conflitos sociais, moralidade e justiça.Príscila Carvalho - 2015 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 14 (1):13-35.
Nancy Fraser: Uma Teórica da Justiça Reticente (À Teoria Rawlsiana).Diana Piroli (ed.) - 2021 - Porto Alegre: Editora Fundação Fênix.
Axel Honneth e a sua teoria plural da justiça.Paulo Vitorino Fontes - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e32882.

Analytics

Added to PP
2019-07-06

Downloads
2 (#1,824,835)

6 months
1 (#1,722,767)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references