A cultura do encontro na nova paróquia

Revista de Cultura Teológica 88:425-446 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A Nova Paróquia é chamada a converter-se e, gradualmente, a tornar-se “Comunidade de comunidades”, sobretudo a partir dos novos desenvolvimentos da eclesiologia na América Latina, no Brasil e no pontificado de Francisco. A Nova Paróquia é lugar da escuta da Palavra, da Eucaristia e da Caridade. Nessa perspectiva, o artigo em questão busca compreender o valor das Festas e da religiosidade popular na dinâmica da Nova Paróquia. As Festas judaicas eram belos momentos de caridade, partilha com o templo, peregrinação, celebração familiar e dos dons da terra, encontro comunitário, cultivo da memória histórica. Hoje, as festas paroquiais e comunitárias são convidadas a resgatarem esses sentidos, motivadas pelo apelo do Papa Francisco de que cresça na Igreja a “Cultura do Encontro”. A Nova Paróquia pode promover, por meio das Festas e da Religiosidade popular, o encontro e a solidariedade no mundo globalizado, que sofre pelo individualismo e pelo egoísmo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,932

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ética e alteridade: a educação como sabedoria da paz.Nilo Ribeiro Júnior - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):53-83.
De la Discussion à l'Objet. Platon reprend Socrate?Marcelo Perine - 2013 - Cultura Revista de História Teoria das Ideias 31:89-108.

Analytics

Added to PP
2019-07-20

Downloads
1 (#1,919,133)

6 months
1 (#1,722,083)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references