Schopenhauer e o possível rompimento com o antropocentrismo kantiano

Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1) (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A pesquisa que aqui se apresenta é uma tentativa de mostrar em que medida Schopenhauer é crítico ao antropocentrismo kantiano. Esse tema partiu de uma perspectiva ecofeminista sobre um aparente conflito entre alguns pontos da filosofia de Schopenhauer: 1) a influência de Kant sobre sua obra, 2) as evidências de machismos e, curiosamente, 3) a sua utilização por filósofos contemporâneos para pensar uma ética animal ou ambiental. O primeiro ponto, baseado em críticas à tradição moderna, sugere que Schopenhauer seja leitor de uma teoria antropocêntrica. O segundo não permite ignorar que a realização de sua filosofia produz pelo menos um tipo de desigualdade. E o terceiro sugere, no sentido de diminuir os sofrimentos político-ecológicos tão presentes na atualidade, uma ética que atribui um mesmo valor moral à toda natureza ou pelo menos a todos os animais, inclusive humanos. O objetivo deste artigo é, então, investigar se, de fato, Schopenhauer é crítico ao antropocentrismo kantiano e pode ser utilizado para pensar uma ética mais igualitária e abrangente, ou se as mesmas críticas feitas a Kant por algumas teóricas ecofeministas também se aplicam ao pensamento schopenhaueriano.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,829

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Desrição Do Fenômeno Moral Em Schopenhauer E Tugendhat.Leo Afonso Staudt - 2004 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 3 (2):163-176.
Sobre um entendimento irracional.Márcio Francisco Rodrigues Filho - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):160-173.
O rompimento do frasco.Francisca Antonia de Farias Grenzer & Matthias Grenzer - 2015 - Revista de Cultura Teológica 86:279-290.
Schopenhauer's Impact on European Literature.Paul Bishop - 2012 - In Bart Vandenabeele (ed.), A Companion to Schopenhauer. Oxford, UK: Wiley‐Blackwell. pp. 333-348.
Resposta de Schopenhauer a Jacobi.Maria Lúcia Cacciola - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (2):23-31.

Analytics

Added to PP
2023-12-28

Downloads
2 (#1,803,862)

6 months
2 (#1,196,523)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references