Outro, quem é ele? Considerações em torno da fenomenologia de Husserl, Heidegger e Lévinas

Griot 1 (1):56-66 (2010)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A proposta do presente artigo é apresentar, de modo sucinto, o papel que a figura dooutro ocupa nas diferentes concepções filosóficas da contemporaneidade. Para tal,serão eleitas as perspectivas de Husserl, Heidegger e Lévinas, como possíveisabordagens da questão. Partindo da fenomenologia e atendo-se nos níveis daontologia, poder-se-á compreender como se erige a proposta ética como autênticapossibilidade de abordagem da relação entre os seres humanos. Tomando como basea alusão ao eu transcendental realizada na quinta meditação de MeditaçõesCartesianas, será possível perceber como a relação com o outro em Husserl seestabelece como relação entre eus. De modo distinto, partindo do parágrafo 26 de Sere Tempo, serão elencados os passos da analítica existencial em sua definição dacondição essencial do Ser-no-mundo como Ser-com-os-outros; sempre tomandocomo base os pressupostos de uma ontologia fundamental. Em Heidegger, o outro éaquele que convive comigo num mesmo mundo circundante. Por fim, seráapresentado o confronto com o pensamento levinasiano, o qual defende que somentenos níveis da ética se poderá definir a autêntica relação com o outro, finalidadeúltima de toda a existência humana; aqui, o outro é sempre outrem.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,435

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Husserl, Heidegger, and the Task of a Phenomenology of Justice.Nythamar de Oliveira - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (1):123-144.
A intencionalidade na filosofia de E. Levinas.João Macedo Lourenço - 1997 - Revista Portuguesa de Filosofia 53 (1):71 - 84.
Liberdade e proximidade em Levinas.Paulo César Nodari - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):89-96.
A questão da alteridade na recepção levinasiana de Heidegger.Paulo Cesar Duque-Estrada - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):29-35.

Analytics

Added to PP
2015-02-07

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references