La perception spirituelle. Perspectives de recherche pour l’histoire des parva naturalia dans la tradition arabo-latine

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (3):21-35 (2007)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A grande obra de Aristóteles sobre psicologia foi o De anima. Entretanto, nem por isso a obra Parva naturalia, também conhecida como De sensu et sensato, deixou de exercer um papel importante, entre os árabes e os pensadores ocidentais. No presente ensaio, procura-se mostrar como a tradução árabe desta última obra foi utilizada por Avicena, Ibn Bâjjia e, sob a influência deste último, por Averróis. No Epítome De sensu de Averróis, percebe-se, por exemplo, que os princípios teóricos são aristotélicos, mas estão contaminados pelo termo “espiritual”, que não é utilizado pelo filósofo grego. No Ocidente Latino, essa leitura averroísta terá influência sobre Alberto Magno e Tomás de Aquino. PALAVRAS-CHAVE – Parva naturalia. De anima. Filosofia da mente entre pensadores árabes e ocidentais latinos. Averróis. Percepção espiritual.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,590

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Falsafa: a filosofia entre os árabes - uma herança esquecida.Miguel Attie Filho - 2002 - São Paulo, SP, Brasil: Editora Palas Athena.
Maquiavel e Rousseau: A luta por reconhecimento.Antonio Cesar Ferreira da Silva - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (21):99.
Notas sobre o procedimento hermenêutico de Benedito Nunes.Fábio Fonseca de Castro - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):87.
Hermenêutica E leitura da história em joaquim de Fiore.Noeli Dutra Rossatto - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):513-523.

Analytics

Added to PP
2015-02-06

Downloads
1 (#1,722,932)

6 months
1 (#1,912,481)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references