Pensar e estar vivo: sobre o primado da aparência em Hannah Arendt

Griot : Revista de Filosofia 10 (2):205-215 (2014)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O escopo deste artigo é apresentar algumas considerações que nos permitam aprofundar a discussão acerca do primado da aparência a partir do pensamento de Hannah Arendt. Não obstante a extensão dos argumentos que se poderia evocar acerca deste assunto, deter-nos-emos aqui àqueles que dizem respeito majoritariamente aos conceitos de pensar e de estar vivo, relacionando-os frequentemente às noções de mundo, realidade, compreensão e verdade. Partimos das reflexões presentes substancialmente em A vida do espírito afim de compor nossa proposta de evocar em Arendt uma interpretação fenomenológica que delineia a pertinência do que a própria autora chama de uma natureza fenomênica do mundo, defendendo, deste modo, o valor da superfície frente às falácias metafísicas que Arendt busca desmantelar.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,846

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A crise na educação moderna segundo Hannah Arendt.João Loyola de Freitas - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 2 (2):1-14.
El Sócrates de Hannah Arendt: Sobre la actividad del pensamiento.Fernando Forero Pineda - 2016 - Saga - Revista de Estudiantes de Filosofía 16 (28):46-55.
O conceito de lei em Hannah Arendt.Sônia Maria Schio & Cláudia Carneiro Peixoto - 2012 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 11 (3):289-297.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
1 (#1,900,947)

6 months
1 (#1,469,946)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references