Técnica, política E percepção: Um diálogo entre B. stiegler, G. simondon E j. Rancière

Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8):1-12 (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Em filosofia é comum o empenho em uma busca normativa, normatividade esta que aparece nos processos perceptivos quando o sujeito entra em relação com realidades de uma ordem de magnitude diferente da sua . Não acontece de outra maneira quando se trata de filosofar sobre a técnica – com efeito, em que ordem ou nível de magnitude em relação a nós ela – a técnica – se situa? Pensamos que a primeira condição para responder a tal pergunta é formulá-la em termos políticos. A tese a ser desenvolvida neste trabalho, portanto, é a de que a percepção filosófica da técnica contemporânea, de um modo geral, está permeada pelo preconceito de que a técnica é algo destrutivo e que se encontra fora de controle, demandando uma filosofia moral-normativa capaz de impor-lhe os devidos limites: no entanto, não é preciso permanecer pensando assim; através da articulação entre o conceito estético-político de partilha do sensível , e os conceitos de individuação psíquica e individuação coletiva e psicopoder , pretende-se demonstrar, não a ineficácia de uma filosofia moral-normativa, mas a necessidade anterior de uma compreensão política da questão da técnica, para que, assim, tal problema possa ser recolocado de forma mais adequada em uma constelação teórica favorável à sua resolução. Tratar-se-á aqui de explicitar a relevância de uma maior sensibilização política dos sujeitos em seu processo de individuação para o caso de haver um real interesse em garantir os meios materiais de manutenção da vida no planeta

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,423

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Indigência e penúria na era da técnica.Wanderley Jose Ferreira Jr - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):205-218.
Prazer e memória no Filebo.Marcelo Pimenta Marques - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:91-98.
O fim da filosofia na era cibernética.Wanderley J. Ferreira Jr - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (2).
Hannah Arendt - Filosofia e Política.Eduardo Jardim De Moraes - 1999 - Philósophos - Revista de Filosofia 4 (2):49-66.

Analytics

Added to PP
2014-04-24

Downloads
35 (#446,573)

6 months
10 (#255,509)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Add more references