22 found
Order:
  1.  8
    Causalidade e necessidade na ontologia de Espinosa.Luís César Guimarães Oliva - 2016 - Discurso 45 (2):249-272.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  16
    O Conatus em Descartes, Hobbes e Espinosa.Luís César Oliva - 2018 - Doispontos 15 (1).
    Conceito oriundo do debate a respeito do movimento, o conatus, entendido como inclinação ou esforço, será um dos temas centrais da física seiscentista. Este artigo pretende explicitar o contexto de elaboração do conceito de conatus no século XVII, ou pelo menos na obra de três de seus principais filósofos: Descartes, Hobbes e Espinosa. Em Descartes, o conceito de conatus ainda se separa do conceito de movimento propriamente dito. Tal separação desaparece em Hobbes, para quem o conatus será apresentado como um (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  9
    Comparando os incomparáveis: resenha do livro Infini et disproportion chez Pascal, de João Cortese.Luís César Guimarães Oliva - 2023 - Cadernos Espinosanos 49:265-267.
    Trata-da resenha do livro Infini et disproportion chez Pascal, de João Cortese.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Curadoria de ideias: resenha para a nova edição do Tratado da Emenda do Intelecto, de Espinosa.Luís César Guimarães Oliva - 2023 - Cadernos Espinosanos 49:261-263.
    Trata-se de uma resenha sobre a tradução da obra Tratado da Emeneda do Intelecto, de Espinosa.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Comentário a “Francis Bacon e a imagem do livro da natureza”: interpretação da natureza e relação entre ciência e religião”.Luís César Guimarães Oliva - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (4):103-108.
  6.  7
    A noção de graça em Blaise Pascal.Luís César Guimarães Oliva - 2012 - Cadernos Espinosanos 26:25.
    A noção teológica de graça é um elemento fundamental da concepção pascaliana a respeito da natureza humana. Segundo o filósofo, o homem está submetido a uma tendência invencível à concupiscência e ao pecado, o que se explica pela doutrina do pecado original. Como este homem corrompido não tem força própria ou livre-arbítrio para sair sozinho desta condição de miséria, somente pela graça divina há perspectiva de salvação. Deste modo, a graça não deve ser entendida como um auxílio habitual, que todos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  14
    Antecedentes filosóficos e teológicos do conceito pascaliano de natureza humana.Luís C. G. Oliva - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (114):367-408.
  8.  14
    Antecedentes filosóficos e teológicos do conceito pascaliano de natureza humana.Luís C. G. Oliva - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (114).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  15
    A história como sacrifício em Blaise Pascal.Luís César Guimarães Oliva - 2004 - Kriterion: Journal of Philosophy 45 (109):7-31.
  10.  10
    A história como sacrifício em Blaise Pascal.Luís César Guimarães Oliva - 2004 - Kriterion: Journal of Philosophy 45 (109).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    A Noção de contemplação no Livro II da Ética de Espinosa.Luís César Oliva - 2008 - Cadernos Espinosanos 19:47.
    O trabalho investiga o conceito de contemplação no livro II da Ética de Espinosa, levantando os usos do termo, bem como seu sentido preciso, nos contextos de cada um dos gêneros de conhecimento propostos pelo filósofo. A análise destes casos indica que Espinosa utiliza o termo para indicar o conhecimento de singulares, seja no terreno da inadequação ou da adequação. As aparições do termo nas proposições sobre o segundo gênero não comprometem a hipótese, pois não visam ao objeto propriamente dito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  8
    Amor próprio E imaginação em Pascal.Luís César Oliva - 2020 - Cadernos Espinosanos 42:59-75.
    The purpose of this article is to examine Pascal’s conception of imagination in its necessary articulation with the notion of self-love. Derived from Augustinian theology, the notion of self-love is identifed with the notion of pride and is one of the three fundamental cupidities that rule the fallen man when he is not under the action of divine grace. Pascal goes further than Augustine and makes this passion the defning feature of the fallen man, leading him in his tyrannical relationship (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Bondade divina e contingência em Leibniz.Luís César Oliva - 2006 - Cadernos Espinosanos 15:59.
    Em sua correspondência com Arnaud, Leibniz mostra como o recurso à vontade divina é fundamental para garantir o espaço da contingência no interior de uma metafísica que não permite a indeterminação. No entanto, ainda resta perguntar se a bondade divina, uma das perfeições incluídas na noção de Deus, não torna necessário aquilo que Leibniz chamara de contingente. Por isso faremos um exame da concepção leibniziana de vontade divina, sobretudo a distinção entre vontade antecedente e vontade consequente, visando determinar até que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  9
    Ceticismo e dogmatismo em Pascal.Luís César Guimarães Oliva - 2021 - Discurso 51 (2):113-133.
    O objetivo deste artigo é comparar a maneira como Pascal trata das relações entre ceticismo e dogmatismo em duas de suas principais obras, os Pensamentos e Conversa com o Senhor de Sacy, as quais, embora não conflitantes, trazem uma relevante mudança de pontos de vista. A Conversa aborda o debate ceticismo/dogmatismo diretamente pelo ângulo moral, de modo que os riscos morais para os leitores serão o critério fundamental de avaliação das duas filosofias. É igualmente do ponto de vista moral que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    Contemplação e medida dos afetos na Ética IV.Luís César Oliva - 2015 - Cadernos Espinosanos 31:11.
    O objetivo do artigo é analisar as aparições do termo contemplação na parte IV da Ética de Espinosa, destacando a relação deste conceito com a questão da medida dos afetos. Mostrando que os afetos têm, ontologicamente, a mesma natureza da imaginação, veremos que a intensidade dos afetos dependerá do “grau de afirmação de presença” que a imaginação correspondente contém. A razão, que também é afetiva em Espinosa, difere dos outros afetos na medida em que não pode ter excesso.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  20
    Chaui E o modelo da natureza humana na ética de espinosa.Luís César Guimarães Oliva - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:39-55.
    Este artigo aborda uma das contribuições mais relevantes do livro A Nervura do Real, vol. 2, de Marilena Chaui: sua análise da noção de modelo da natureza humana apresentada no Prefácio da parte iv da Ética de Espinosa. Chaui entende este conceito como uma noção comum, afastando-se tanto dos intérpretes que o veem como uma construção puramente imaginária, quanto daqueles que o veem como um exemplo de racionalidade normativa.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    Corrupção humana E justiça em Pascal.Luís César Oliva - 2015 - Cadernos Espinosanos 33:75.
    Para Blaise Pascal, a corrupção decorrente do pecado original colocou o home em uma situação de total incapacidade de apreender a lei natural. Por isso, a lei não poderá ser senão convencional, o que, por outro lado, não implica total arbitrariedade por parte dos governantes. A própria estrutura ontológica do real impõe limites à tirania, o que implica uma noção de justiça válida para além das particularidades de cada povo. Por isso, mesmo no interior de uma obra com fortes preocupações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  16
    Considerações sobre a aposta de Pascal.Luís César Guimarães Oliva - 2019 - Cadernos Espinosanos 40:15-33.
    Este artigo pretende expor a estrutura argumentativa do famoso fragmento pascaliano sobre a aposta, cujo intuito principal é mostrar a maior razoabilidade da vida do cristão em comparação com a do não cristão. Partindo da indemonstrabilidade da existência ou inexistência de Deus, o fragmento desenvolve uma argumentação racionalmente aceitável para justificar que se aposte no incerto, sobretudo quando o infinito está em jogo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  41
    Fenômeno e corporalidade em Leibniz.Luis César Guimarães Oliva - 2005 - Doispontos 2 (1).
    O problema da corporalidade em Leibniz se vincula necessariamente à discussão sobre o estatuto da matéria em uma Metafísica cuja base são as mônadas imateriais. Veremos que, neste contexto, o material deverá ser fenomênico, mas nem por isso ilusório. O objetivo deste trabalho é mostrar como o campo fenomênico, cujo caso exemplar é o corpo, pode ganhar um suporte metafísico e racionalmente justificado, constituindo o que Leibniz chama de fenômenos bem fundados. Para tal, deverá ser feito um exame cuidadoso da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  9
    Mal e privação em Espinosa.Luís César Guimarães Oliva - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:105-125.
    O artigo explora as noções de mal e privação em Espinosa, sobretudo com base na sua correspondência com Blyenbergh. Pretendo mostrar que Espinosa radicaliza a solução de Agostinho e Descartes para o mesmo problema, recusando-se a dar qualquer tipo de consistência ontológica para a privação. Tanto quanto a noção de mal, a própria privação só pode ser pensada como o resultado de uma comparação meramente imaginativa, sem nenhuma incidência na realidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  24
    Sobre O segundo volume de a nervura do real, de Marilena chaui.Luís César Oliva & Tessa Moura Lacerda - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:271-278.
    Este artigo aborda uma das contribuições mais relevantes do livro A Nervura do Real, vol. 2, de Marilena Chaui: sua análise da noção de modelo da natureza humana apresentada no Prefácio da parte iv da Ética de Espinosa. Chaui entende este conceito como uma noção comum, afastando-se tanto dos intérpretes que o veem como uma construção puramente imaginária, quanto daqueles que o veem como um exemplo de racionalidade normativa.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  5
    Ética, de Baruch de espinosa.Luís César Guimarães Oliva - 2021 - Cadernos Espinosanos 45:287-288.
    Resenha da tradução da Ética, de Baruch de Espinosa, da Editora Relógio d'Água.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark