Direitos Humanos e Política em Origens do Totalitarismo

Inquietude 2 (2):206-227 (2011)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Em sua obra Origens do Totalitarismo, Arendt comemora a proclamação dos direitos humanos no século XVIII, afirmando que eles representaram um marco decisivo na história humana por colocar o Homem, e não mais Deus ou os costumes, como fonte da lei, isto é, “o próprio Homem seria sua origem e seu objetivo último”. No entanto, em seguida, Arendt critica essa noção de Homem mítico e inidentificável como uma abstração metafísica que não serve como fundamento de direitos concretos. Este artigo tem o objetivo de analisar a crítica de Arendt ao fundamento dos direitos humanos, visando compreender a razão para essas duas posições. Acreditamos que a reflexão arendtiana demonstra que, mais do que negar teoricamente a pluralidade humana, o problema é que a maneira como os direitos humanos foram pensados no século XVIII impede ou dialoga pouco com a possibilidade de implementação desses direitos no século XX, revelando a necessidade de repensá-los e reelaborá-los a partir das experiências do contexto do século XX. Objetivamos mostrar que a denúncia arendtiana da abstração dos direitos humanos importa não em renunciar a esses direitos, mas em compreender e afirmar a importância fundamental do fenômeno jurídico como um todo para o exercício da Política.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,990

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Jacques Rancière e o sujeito dos direitos do homem.Luiz Felipe Sahd - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:197-209.
Sobre os Dereitos Humanos: Reflexões e Críticas de Slavoj Žižek.Elizabete Guerra - 2010 - International Journal of Žižek Studies 4 (3).

Analytics

Added to PP
2013-12-17

Downloads
1 (#1,919,373)

6 months
1 (#1,722,767)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references