Sobre os Dereitos Humanos: Reflexões e Críticas de Slavoj Žižek

International Journal of Žižek Studies 4 (3) (2010)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O trabalho tem por objetivo destacar a análise crítica de Slavoj Žižek sobre a complexa questão dos direitos humanos. Como se verá, de acordo com o autor esloveno, os direitos humanos representam uma ética perversa, já que sua pretensa neutralidade parece ser fictícia. Žižek endossa a constatação de que ao mesmo tempo em que são citados com grande freqüência em quase todo o planeta, os direitos humanos continuam sendo objeto de descrença por parte daqueles que mais deveriam proteger. A exemplo de análises como esta, com o intuito de mostrar a complexidade de tal temática, Žižek traz à tona as reflexões de importantes pensadores que se ocuparam não apenas em discutir a legitimidade de tais direitos, mas também o âmbito no qual estes direitos são aplicados e/ou considerados, como é o caso de Hannah Arendt, Giorgio Agamben, Jacques Rancière e Étienne Balibar. À luz das reflexões críticas de Žižek, e dos pensadores supracitados, objetiva-se mostrar em que medida os direitos, ditos humanos, podem significar o seu verdadeiro oposto, e sob quais situações estes direitos universais designam o espaço preciso da politização, e podem ser reduzidos aos direitos do ser humano que é reduzido à vida nua

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 90,616

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Direitos humanos na educação: superar os desafios.Karen Franklin - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):125-144.
Preconditions of an Intercultural Dialogue on Human Rights.Marek Hrubec - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (1):183-205.
Direitos humanos e a perspectiva da pluralização e da ética intercultural.Paulo Hahn - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1):159-186.
A ruptura dos direitos humanos na filosofia política de Hannah Arendt.Fausto Brito - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (127):177-196.

Analytics

Added to PP
2015-01-22

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references