Mind, beliefs and internet social media: a Peircean perspective

Trans/Form/Ação 47 (2):e02400134 (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Resumo: Mente é, para Peirce, um sistema de crenças que age para alcançar um determinado propósito. Não apenas Peirce atribui mente a instituições e grupos sociais, mas o desenvolvimento da mente depende da extensão dela além das mentes humanas individuais. Portanto, comunidades ou instituições sociais incorporam hábitos sociais e agem como mentes, com propósitos próprios, fixando crenças de dois tipos: crenças de importância vital e crenças teóricas, que têm relação com o conhecimento e a verdade. Redes sociais, na internet, podem ser vistas como uma complexa mente social composta por indivíduos e suas mídias digitais, as quais englobam gadgets, algoritmos e plataformas. Se as redes sociais na internet atuam de forma a atingir certas crenças, de que tipo elas são? São crenças de importância vital ou crenças teóricas que conduzem ao conhecimento e à verdade? Esses dois tipos de crenças são suficientes para entender os modos de ação das redes sociais na internet?

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,891

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Redes Sociais e o Negacionismo Como Indiferença.José André Ribeiro Silva - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):76-91.
Crença, descrença, conversão.Danilo Marcondes - 2020 - Discurso 50 (2):49-60.
Sobre conhecimento e justificação de crenças morais.Marco Oliveira - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (1):141-162.
Os Jovens e a Religião na Sociedade Actual. Comportamentos, Crenças, Atitudes e Valores no Distrito de Braga.Eduardo Duque - 2007 - Council of Europe, Secretaria de Estado da Juventude, Instituto Português da Juventude.
Fiabilismo.Ernesto Perini-Santos - 2018 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.

Analytics

Added to PP
2024-06-12

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references