Gadamer e a experiência hermenêutica da arquitetura

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e37243 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Na abordagem hermenêutica das obras de arte, Gadamer discute a arquitetura como uma das expressões artísticas na qual se pode reconsiderar a relação ontológico-interpretativa com as coisas em geral. Repensando a estrutura representativa própria da experiência hermenêutica das obras de arte, Gadamer introduz a arquitetura como uma expressão artística peculiar, na qual as obras de arte resistem aos posicionamentos estéticos atuais, reinserindo-as na esfera prática da vida. Essa tematização encontra ecos importantes na teoria e prática arquitetônicas, à medida que possibilita uma nova relação com as obras de arquitetura, para além das variáveis estéticas. O presente artigo, portanto, tem como objetivo discutir a experiência hermenêutica da arquitetura como um momento interpretativo decisivo da relação com as obras de arte, explicitando tanto o caráter ontológico-hermenêutico do pensamento de Gadamer quanto o traço hermenêutico das obras de arquitetura. Para isso, partimos de um diálogo estabelecido por Gadamer e dois arquitetos, Jacques Herzog e Pierre de Meuron sobre a essência da arquitetura. A resposta gadameriana indicou-nos o horizonte de tematização das obras arquitetônicas como extensão da experiência da obra de arte, tal como foi discutido em Verdade e Método, notadamente na discussão sobre a representação artística e a retomada das noções de ocasional e decorativo. A tematização hermenêutica encontra, por conseguinte, repercussões na teoria e prática arquitetônicas, indicando um horizonte alternativo de questionamento do sentido da arquitetura e urbanismo, situando-o e remetendo-o para o horizonte da vida em comum.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,897

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Introdução à hermenêutica da arte e da arquitetura.Carlos Antônio Leite Brandão - 1999 - Topos: Revista de Arquitetura E Urbanismo. Belo Horizonte 1 (1):113-123.
O Texto como obra de arte: Gadamer e o caso da literatura.Gustavo Silvano Batista - 2017 - Pensando: Revista de Filosofia 8 (16):152-163.
Fragmentos da arte clássica no espelho do século XIX: Uma alusão à arquitetura.Adriana Medeiros - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):77-88.
A Práxis na Hemenéutica de Gadamer.P. C. Duque-Estrada - 2000 - Revista Portuguesa de Filosofia 56 (3):509-520.
A universalidade da hermenêutica.Custódio Luís S. De Almeida - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):33-59.

Analytics

Added to PP
2020-07-29

Downloads
12 (#1,085,611)

6 months
3 (#976,478)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Hans-Georg Gadamer, Wahrheit und Methode.Günter Figal (ed.) - 2007 - Berlin: Akademie Verlag.
Gadamer for Architects.Paul Kidder - 2012 - New York: Routledge.

Add more references