Situação e Fundamentação da Ética em Karl-Otto Apel

Revista Opinião Filosófica 6 (1) (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste artigo analisaremos o projeto de fundamentação da ética a partir de Karl-Otto Apel, que ele denomina de fundamentação pragmática-transcendental. Apel tem como ponto de partida de sua reflexão prática filosófica o atual momento de domínio cientificista, e o desafio de fundamentação de uma ética que possa abarcar os problemas e os conflitos que em nossa era se caracterizam por seu alcance global. Temos a pretensão a partir do pensamento de Apel de demonstrar que a contemporaneidade é marcada por um paradoxo no qual por um lado, existe a necessidade de fundamentação de uma ética universal e por outro lado, a ciência em sua época intitula a impossibilidade de fundamentação de normas morais universais, pois a ciência requer para a ética a mesma objetividade das ciências empírico-analíticas. Abordaremos o modelo pragmático-transcendental de fundamentação que é feito pela prova indireta, ou seja, por argumentos que não podem ser negados sem que haja uma autocontradição e se afirmam na reflexão que concebe a razão como procedimento, a linguística e a comunicação como substrato último daquele que indaga na busca de um consenso universal operado pelo diálogo. Conclui-se que, o modelo pragmático transcendental, traz o denominado princípio de transubjetividade, que visa transcender os interesses particulares, em favor da defesa e da representação argumentativa de interesses coletivos, na busca de um consenso dialógico acerca das exigências de todos os concernidos, visando uma ética universal que possa ter um alcance global.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,202

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Tugendhat e o contratualismo moral: o projeto de fundamentação moral em "Problemas da ética".Andrei Luiz Lodéa - 2010 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 9 (3):2-13.
A fundamentação da ética do discurso em Apel.Paulo César Nodari - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (1):51-58.
Spinoza e as Ciências Sociais.Diogo Luz - 2017 - Intuitio 10 (1):135-149.
Etica: conceptos y problemas.Karl-Otto Apel - 2004 - Agora Philosophica 5:7-14.
Una Ética Global de la Responsabilidad.Adela Cortina - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (1):33 - 45.
Perspectivas de uma fundamentação pragmático-lingüística.Vânia Dutra de Azeredo - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (1):112-120.

Analytics

Added to PP
2018-11-03

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references