Hegel e os conceitos hobbesianos de estado de natureza e de natureza humana

Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (1):122-141 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Hegel fala da “originalidade das considerações” de Hobbes, sobretudo sobre seu conceito de “estado de natureza” e de “natureza humana”, vinculados aos conceitos de “natureza da sociedade” e de “natureza do poder do Estado”. Por exemplo, Hegel afirma literalmente que “ele [Hobbes] considera este estado [de natureza] em seu verdadeiro sentido, não é o palavreado vazio de um estado naturalmente bom; é muito mais o estado animal”. Para Hegel, Hobbes mostrou que, no estado de natureza, “o homem se comporta segundo sua naturalidade”, a saber, “ele se comporta segundo os desejos, as inclinações, etc.”. Por isso, Hegel afirma o seguinte nas suas Lições sobre a História da Filosofia: “A guerra de todos contra todos é o verdadeiro estado da natureza, como Hobbes muito corretamente observou”. Porém, a “natureza dos homens” envolve “racionalidade”; assim, “o homem precisa sair do estado de natureza”, no caso Hegel citando o próprio Hobbes. Trata-se de um aspecto reiterado por Hegel em várias de suas obras, sem propriamente dar sempre os devidos créditos a Hobbes. Em suma, o objetivo do artigo é apresentar e analisar a recepção hegeliana de Hobbes e a influência hobbesiana em Hegel, sobretudo diante dos respectivos conceitos de estado de natureza.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,349

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Natureza, ética E sociedade em Rousseau.Evaldo Becker - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:31-42.
A soberania da reta razão.João Batista Valverde - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (1).
O homem natural como fundamento do estado em Rousseau.Maykon Cristiano Jorge - 2014 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (1):112-128.
O “caso De Necessidade” Na Ordem Política.Diogo Aurélio - 2002 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 12 (1/2).
Hegel e a crítica ao estado de natureza do Jusnaturalismo moderno.Cesar Augusto Ramos - 2011 - Kriterion: Journal of Philosophy 52 (123):89-104.
Hegel e a crítica ao estado de natureza do Jusnaturalismo moderno.Cesar Augusto Ramos - 2011 - Kriterion: Journal of Philosophy 52 (123):89-104.
Filosofia da Natureza e Filosofia Moral em Hobbes.Yara Frateschi - 2005 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 15 (1).

Analytics

Added to PP
2019-02-08

Downloads
2 (#1,780,599)

6 months
1 (#1,533,009)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references