Artefatos do "Quebra": indumentária étnica e estética da coleção perseverança

Odeere 1 (1) (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo traduz a discussão que vem sendo construída sobre a indumentária étnica, especificamente de matriz afro-brasileira. Para tal narrativa, a temática envereda-se em apresentar alguns artefatos pertencentes à Coleção Perseverança: faixa, peitoral, coroa capacete, pulseiras e bolsas. Esta pesquisa seleciona, dentre as 215 peças da coleção, os adornos utilizados nos terreiros de Xangôs do estado de Alagoas. É importante entendermos que os artefatos selecionados representam a memória do “Quebra do Xangô”, em 1912, ato conhecido como a invasão e destruição de todos os terreiros nas cidades alagoanas, principalmente a capital Maceió. A Perseverança nasce nesse contexto, representando, além do fato que lhe deu origem, a cultura africana presente no estado. Portanto, a descrição, a seguir, traz o diálogo entre a memória, a representação e plasticidade. Palavras-chave: indumentária, coleção, memória, plasticidade.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,709

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Um curioso estado de coisas epistêmico.Frank Thomas Sautter - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):456-465.
O problema da coerência na correspondência entre Espinosa e Oldenburg.Fernando Bonadia de Oliveira - 2015 - Filosofia Do Renascimento E Século XVI (Coleção XVI Encontro Anpof).

Analytics

Added to PP
2020-09-24

Downloads
30 (#530,732)

6 months
16 (#154,895)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references