Results for 'Cultura, Etnocentrismo, Xenofobia, Medo, Emoções, Sujeitos'

999 found
Order:
  1.  6
    Na base do farol, não há luz: cultura, educação e liberdade.Mauro Maldonato - 2016 - São Paulo, SP, Brasil: Edições SESC. Edited by Danilo Santos de Miranda & Federico Carotti.
    Ao propor um diálogo entre a tradição do pensamento europeu e as reflexões de artistas e intelectuais brasileiros, este livro permite ao leitor ampliar sua perspectiva a respeito dos efeitos da fragmentação do sujeito no mundo e da necessidade de construção de novos valores para a convivência com as diferenças. Para isso, Mauro Maldonato e Danilo Santos de Miranda abordam assuntos candentes da contemporaneidade como política, cultura, educação, ética, liberdade e alteridade. "Na base do farol não há luz" contribui para (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    Da danificação da cultura ao dilaceramento do sujeito.Rosi Giordano - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 3.
    Este ensaio consubstancia uma reflexão tecida do interior da Teoria Crítica, conjugando aportes da Psicologia e da Filosofia. Para tanto, busca-se argumentos em 'Opinião, loucura e sociedade', de Adorno, para, a seguir, iluminar a temática delimitada - ensino da filosofia: preconceito 'versus' experiência-, juntamente a outros autores, propositores, também, da relevância da 'experiência' para a filosofia. Concebe-se o filosofar como expressão da auto-reflexão, do conhecimento forjado na experiência.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    Etnocentrismo e liberalismo no neopragmatismo de Rorty.Heraldo Aparecido Silva - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):145-155.
    O propósito deste artigo é investigar a relação entre as noções de etnocentrismo e liberalismo na perspectiva do filósofo neopragmatista Richard Rorty. Nesse sentido, mostramos que essa tênue filosofia política, centrada nas referidas noções, enfatiza a conectividade entre as práticas conversacionais e as questões morais, políticas e sociais compartilhada por culturas diferentes. Na filosofia de Rorty, sua noção branda de etnocentrismo atua como um elemento articulador entre sua perspectiva anti-representacionista de conhecimento e sua versão de liberalismo político. A partir da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Para além da necessidade: o sujeito e a cultura na filosofia de Paul Ricoeur.Manuel Sumares - 1987 - Braga: Editora Eros.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    O enquadramento do medo no corpo fílmico de horror.Alex Pereira De Araújo - 2015 - Anais Do Cena 2 (4):1-10.
    Esta pesquisa empreende um estudo acerca das formas de enunciar o medo em produções fílmicas de horror; ou seja, busca-se, por meio da arqueogenealogia foucaultiana, analisar o enquadramento do medo nas imagens em movimento que foram produzidas para compor a estrutura dos filmes de horror; precisamente, busca-se analisar os modos de produção do corpo contemporâneo demarcado pelo horror nestas imagens. Desta maneira, o objetivo deste trabalho é contribuir com a (re)criação da história dos modos como os medos contemporâneos estão na (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  15
    Quem tem medo do lobo mau?: o impacto do politicamente correto na formação das crianças.Ilan Brenman - 2019 - Campinas, São Paulo, Brasil: Papirus 7 Mares. Edited by Luiz Felipe Pondé.
    Seria um abuso sexual o príncipe roubar um beijo da Bela Adormecida? Quem brinca de polícia e ladrão pode virar bandido? Games violentos criam assassinos? Mas quem nunca matou uma formiga? E quem nunca "roubou pão na casa do João"? O filósofo Luiz Felipe Pondé se une aqui a Ilan Brenman, psicólogo e premiado autor de livros infantis, para fazer um panorama do politicamente correto e discutir suas influências na formação das crianças e, consequentemente, dos adultos que elas se tornarão. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    A natureza evolutiva das emoções sociais básicas: uma investigação do orgulho e da vergonha.Matheus De Mesquita Silveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e33986.
    O presente artigo tem como objetivo estabelecer o papel que a constituição biológica de mamíferos e as construções culturais têm na expressão de emoções sociais básicas. A relevância social das emoções será investigada a partir da discussão entre o evolucionismo e o construtivismo, com enfoque no papel dos movimentos expressivos na sua comunicação em diferentes espécies de animais e culturas humanas. O estudo relativo às expressões emocionais será realizado mediante a apresentação dos princípios gerais das emoções desenvolvidos por Darwin em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  8
    Pedagogia, sujeito e resistências: verdades do poder e poderes da verdade.Ana Godoy, Gláucia Figueiredo & Nildo Avelino (eds.) - 2013 - Curitiba: Editora Appris.
    Fundado em 14 de janeiro de 1933 como remanescente das associações culturais criadas pelo movimento anarquista e anarco-sindicalista nas primeiras décadas do século XX, o Centro de Cultura Social de São Paulo tem por objetivo o aprimoramento intelectual, a prática pedagógica e os debates públicos. Nesse intuito, organiza palestras, cursos, seminários, filmes, peças teatrais, entre outros, além de manter um acervo de arquivo e biblioteca voltada principalmente para os estudos. Desenvolve formas de ação e formação de militantes e de livres (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  58
    O advento dos conceitos de cultura e civilização: sua import'ncia para a consolidação da autoimagem do sujeito moderno.Caio Moura - 2009 - Filosofia Unisinos 10 (2):157-173.
  10.  14
    Culturas indígenas e a ideia de nação brasileira | Indigenous cultures and the idea of a Brazilian nation.Maria de Fátima Souza da Silveira - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):219-238.
    ResumoO Estado brasileiro buscou apagar a diversidade de povos e culturas que caracterizam o país por meio da imposição da ideia de uma "brasilidade homogênea". Para a historiografia “nacional” que surgia após a Independência, o início da história do Brasil significava o fim dos povos indígenas, que “foram excluídos enquanto atores históricos” e “invisibilizados pelos discursos políticos e intelectuais” até a década de 1980, momento em que emergem “como sujeitos de sua história”. Partindo do diálogo entre a historiografia indígena (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  26
    Política, cultura e hegemonia na sociedade civil: uma leitura gramsciana.Wilson da Silva Santos - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 323.
    Este artigo tem o objetivo de analisar a relação entre política, cultura e hegemonia em Gramsci. Para tanto, o presente trabalho parte da ideia gramsciana segundo a qual é na construção da hegemonia que se desenvolve a formação ético-política norteada dentro da coletividade, favorecendo ao sujeito a compreensão crítica de si, dentro de uma luta de hegemonias políticas, de direções contrastantes, a princípio no campo da ética, depois da política, para chegar a uma elaboração superior da concepção do real.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  7
    Lótman continua a surpreender: revoluções e emoções coletivas.Laura Gherlone - 2019 - Bakhtiniana 14 (4):170-191.
    Resumo Entre 1988 e 1993, Iúri M. Lótman formulou algumas proposições sobre “a voz da massa anônima”: uma voz coletiva que, em certas situacões ligadas a crises de caráter cultural, é portadora de paixões violentas que podem produzir interferências profundas no curso da história. Em seus últimos trabalhos, o semioticista russo postulou, diante disso, a noção de uma semiótica das emoções como objeto de estudo para entender a dinâmica cultural, em especial de períodos tidos como revolucionários ou de transição, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  27
    Fronteiras sem'nticas: o dialogismo das linguagens rituais pentecostais e umbandistas – uma análise das expressões gestuais.Valdevino de Albuquerque Júnior - 2019 - Horizonte 17 (52):514-518.
    O espaço ritual constitui-se num locus sagrado de festa. No palco religioso, o sentimento de reconhecer-se cheio do Esp í rito Santo ou incorporado pelas Entidades reescreve, no pr ó prio corpo do sujeito, a autenticidade de sua tradiçã o mitol ó gica. Simultaneamente, a experi ê ncia religiosa reatualiza o poder dessa tradiçã o. E s ã o v á rias as formas em que a narrativa m í tica emerge, vindo à tona e tornando-se tang ível à percep (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  87
    Heterotopias e utopias na construção de corpos no cinema francês contemporâneo de horror: lugares de memória para uma arqueologia do medo.Alex Pereira De Araújo - 2014 - Rio de Janeiro: Dialogarts. Edited by Flávio Garcia, Marcello de Oliveira Pinto & Júlio França.
    Os corpos no cinema estão sob a ordem de um olhar soberano que nos diz para onde devemos olhar e como devemos fazer isso. É um olhar poderoso que tudo sabe e tudo pode. Um olhar que nos posiciona não como simples espectadores, mas como sujeitos. É a partir daí que buscamos compreender como se arquitetam o medo, ou seja, qual é a ordem do cinema de horror, tecido com a pena do medo? Nessa arquitetura, os corpos aparecem como (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  15.  24
    Vida e medo: concepções de corpo e sexualidade na tradição cristã-católica (Life and fear: conceptions of the body and sexuality in Christian tradition-Catholic) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n21p284. [REVIEW]Carolina Teles Lemos - 2011 - Horizonte 9 (21):284-305.
    Resumo Pergunta-se pelo elo de ligação entre as concepções de corpo e de sexualidade presentes em diferentes momentos da história do cristianismo-catolicismo e o lugar ocupado pelo corpo e pela sexualidade na cultura mais ampla, em períodos históricos paralelos. Descobriu-se, então, alguns elos de ligação que, por sua vez, estão fortemente interligados entre si: vida, morte, medo, pecado. Para realizar a análise de tal fenômeno, utilizou-se o pensamento de autores que tinham apresentado os significados do corpo e da sexualidade como (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  22
    Cultura consumista y políticas de la compasión.Daniel Jerónimo Tobón Giraldo - 2018 - Escritos 26 (56):151-166.
    Este artículo evalúa la idea de G. Lipovetsky y J. Serroy según la cual la modernidad ha favorecido una ampliación de la compasión. A la luz de las investigaciones sobre la naturaleza y estructura de la compasión, realizados por M. Nussbaum, y algunos estudios sobre cultura de consumo, se puede sostener que la compasión efectivamente se ha generalizado gracias a un conjunto de fenómenos característicos del mundo actual: la individualización, la globalización, la interconexión informativa y la extensión del presupuesto democrático (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17.  13
    A secularização dos afetos religiosos nos escritos de Spinoza: esperança e medo, amor e generosidade.Gábor Boros - 2009 - Cadernos Espinosanos 21:11.
    Posicionando-se como “filósofo natural” no tratamento das paixões, Descartes dá início a uma secularização dos afetos ou emoções. Nisso ele é seguido por Spinoza. Em ambos os casos a abordagem filosófica dos afetos tem como consequência desvinculá-los da perspectiva moral, secularizando as emoções: separadas da moral, sua explicação desvincula-se ao mesmo tempo da religião, já que a moral encontra seus fundamentos no deus transcendente. Nesse ponto, Spinoza vai mais longe que Descartes, na secularização das emoções, pois nele o deus é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  5
    Quem teme Lotman e Bakhtin? Duas leituras semióticas do medo.Ariel Gómez Ponce - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):29-45.
    RESUMO Busco traçar uma articulação teórica em torno de duas obras póstumas de Mikhail Bakhtin e Yuri Lotman, expoentes chave para pensar a cultura sob uma perspectiva semiótica. Nessas produções tardias, os dois pensadores expõem um interesse compartilhado em refletir como o medo se materializa, podendo-se ler em textos concretos que buscam explicar os fenômenos que estão ocorrendo no horizonte cultural. Nesse sentido, Lotman e Bakhtin estão focados em investigar a aparência regular de um conjunto de princípios e motivos que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    Rawls y la cultura pública como base de una concepción política.Emilio José Rojas Molina - 2021 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez 55:75-106.
    Este trabajo examina los diferentes reparos que el recurso a las ideas procedentes de la cultura pública como base de su concepción de la justicia le ha procurado a Rawls. Ese examen se propone establecer dos conclusiones. Primera, frente a quienes sugieren que, con la apelación a tales fundamentos, la solidez del método de justificación que Rawls articula se resiente gravemente y los que esgrimen que, con esa apelación, Rawls renuncia a las pretensiones de universalidad que son consustanciales a la (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Richard Rorty en torno a la comunicación intercultural: etnocentrismo, liberalismo y hermenéutica.Miguel Angel Quintana Paz - 2022 - Ars Brevis 28:179-190.
    Una importante amenaza para la comunicación intercultu-ral es el relativismo: la idea de que cada cultura es tan diferente a las demás que resulta imposible entender nada de una de ellas desde cualquier otra. Se trata, de hecho, de una noción que cobró cierto éxito en diversas áreas del saber durante el siglo XX. Para oponerse a ella, los filósofos a menudo han intentado encontrar qué es lo que sí tienen todas las culturas en común, con el propósito de que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    Pessoas constituindo-se como sujeitos sociais na apropriação de práticas de numeramento.Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca & Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi - forthcoming - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias.
    Neste texto, discutimos disposições teórico-metodológicas do Grupo de Estudos sobre Numeramento (GEN), na busca de compreender os modos como pessoas, em suas singularidades, mas como sujeitos sociais, se apropriam de práticas matemáticas, tomadas como práticas discursivas. A pesquisa, a formação docente e a atuação do GEN em contextos educativos diversos inserem-se nos campos da Educação Matemática e do Letramento, pois buscam conhecer sujeitos da Educação (crianças, adolescentes, jovens, pessoas adultas e idosas), que, vivendo em sociedades ‘grafocêntricas’ e ‘quanticratas’, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  33
    Há mundo por vir?: ensaio sobre os medos e os fins.Déborah Danowski - 2017 - São Paulo, SP: ISA, Instituto Socioambiental. Edited by Eduardo Batalha Viveiros de Castro.
    O registro etnográfico consigna uma variedade de maneiras pelas quais as culturas humanas têm imaginado a desarticulação dos quadros espaciotemporais da história. Algumas dessas imaginações ganharam uma nova vida a partir dos anos 90 do século passado, quando se formou o consenso científico a respeito das transformações em curso do regime termodinâmico do planeta. Os materiais e análises sobre as causas (antrópicas) e as consequências (catastróficas) da "crise" planetária vêm se acumulando com extrema rapidez, mobilizando tanto a percepção popular quanto (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  6
    Liderazgo y "Cultura Guía".Jürgen Habermas & Juan Carlos Velasco - 2019 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 46:39-46.
    Desde finales de agosto, Alemania ha estado perturbada por olas de excita-ción política en torno a la integración, el multiculturalismo y el papel de la cultura «nacional» como «cultura guía». Estos debates, a su vez, refuerzan las tendencias hacia el crecimiento de la xenofobia entre la población en general.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures.Milena Aragão, Jordana Wruck Timm & Lúcio Kreutz - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (2):28-41.
    O presente artigo tem como objetivo evidenciar as contribuições da História Oral como um importante caminho metodológico para os estudos das culturas escolares. Para tanto, o texto inicia discutindo as mudanças ocorridas no campo da História, que deram voz aos sujeitos do cotidiano. Em seguida o conceito de culturas escolares é entrelaçado à História Oral, sendo abordada como uma das possibilidades para recuperar os registros do passado através da subjetividade dos sujeitos de hoje. O artigo é concluído através (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    Performatividade: atravessamentos de um dispositivo de controle na constituição de sujeitos escolares // Performativity: crossings of a control device in the constitution of a school subjects.Mirele Corrêa & Gicele Maria Cervi - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020030.
    Este artigo é o recorte de uma pesquisa maior que se caracteriza como sendo pós-crítica. O texto busca, por meio de uma análise das falas de estudantes do 3º ano do “Programa Ensino Médio Inovador”, de uma escola pública estadual do Município de Blumenau – SC, evidenciar os discursos de performatividade aí presentes. A cultura de performatividade, emergente do setor econômico-empresarial e espraiada para setores públicos/estatais, é entendida como um dispositivo que atua na regulação e no controle dos corpos, produzindo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  2
    José Gil, Portugal, Hoje: o Medo de Existir, Relógio d'Água, Lisboa, 2004.Carlos Leone - 2005 - Cultura:366-368.
    Um aspecto poucas vezes (se é que alguma vez) referido a propósito deste livro de José Gil é o modo como sintetiza tantos aspectos da sua obra anterior. O que é tanto mais interessan­te quanto o faz recorrendo quer a noções centrais dela como a aspectos quase desconhecidos, e isto através de uma reflexão sobre mentalidades que não é muito frequente destacar-se nos seus trabalhos. Mais ainda do que «a intensidade que uma relação com este país supõe» (p. 142), que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  9
    (Re)Pensando Políticas e Culturas Identitárias No Currículo.Laura Cristina Vieira Pizzi & Walter Matias Lima - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:162-172.
    Este ensaio busca sistematizar, ainda que brevemente, as contribuições de Foucault para os estudos e pesquisas educacionais sobre o currículo escolar. Ao situarmos o currículo na esfera da cultura e, ao mesmo tempo, da política, apontamos as contribuições de Foucault na constituição das identidades dos sujeitos e no campo do poder governamental. Esses eixos de análise têm se mostrado ferramentas potentes de crítica ao pensamento neoliberal dominante.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    Relação entre violência interpessoal e discriminação: retrato de uma cultura de ódio.Jordana Grösz & Sandra Yvonne Spiendler Rodriguez - 2021 - Aletheia 54 (2):112-122.
    A violência é um problema de saúde pública e, historicamente, sempre foi registrada coexistindo com a experiência humana. O presente estudo teve como objetivo evidenciar a relação entre atos violentos e discriminação. Para alcançar este objetivo, utilizou-se um levantamento de caráter quantitativo, em plataforma online, com amostra composta por 137 sujeitos. Os dados foram analisados a partir de medidas estatísticas descritivas como média, frequência e desvio padrão. Os resultados apontaram que a natureza do ato violento mais lembrada foi a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  11
    Contato Improvisação e o corpo como “coisa que sente”: sugestões para outros modos de mobilidade e subjetivação no interior da cultura empreendedora.Daniele Pires de Castro - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    A partir da crítica a um modelo de mobilidade, próprio ao modo de vida nas sociedades capitalistas contemporâneas, baseado na ideia de avanço contínuo, autoengendrado e objetivamente orientado, propomos a reflexão a respeito de uma forma alternativa de expressão do movimento e, consequentemente, de construção de subjetividades. Através da análise da técnica de dança Contato Improvisação, buscamos identificar e analisar os elementos que contribuem para a experiência concreta de uma mobilidade sem metas, que também leva a outra maneira de nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  12
    El aporte de la filosofía y la cultura a la vida buena de un cuerpo precario.Andrea Diáz Genis - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):659-684.
    Resumen: ¿Se puede llevar un buena vida a partir de una vida mala? A partir de esta pregunta que se hace Butler, tenemos el propósito de reflexionar sobre el caso de César González, a partir del enfoque de capacidades de Martha Nussbaum y la importancia que tiene en la formación humana el cuidado de sí, la inquietud y el autoconocimiento. Es también una reflexión sobre la importancia de la filosofía ligada al desarrollo humano, al pensamiento crítico y la imaginación creativa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    Resgate da Cidadania e da Cultura de Paz Na Terapia Do Reencontro Mediado.Janete Rosa Martins & Francéli Raquel Radons - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):138.
    O presente tem como finalidade analisar a terapia do reencontro mediado como resgate da cidadania e cultura da paz. Modelo esse proposto por Luiz Alberto Warat. em uma concepção transformadora da mediação, construída para fomentar a autonomia e emancipação dos sujeitos numa relação conflitiva, como um novo paradigma de autoconhecimento. A metodologia utilizada será o hipotético dedutivo e como técnica de pesquisa indireta em doutrinas. A discussão e aprofundamento se dá pelos conceitos da teoria do reencontro mediado proposto com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  6
    Claves epistemológicas en el enfoque de Charles Taylor para entender otras culturas, parte II.Olain Olaciregui-Berrouet & Javier Gracia-Calandín - 2022 - Cinta de Moebio 75:145-158.
    Resumen:El objetivo del artículo es destacar las limitaciones del cientificismo a la hora de dar cuenta de la vivencia humana en toda su significación y correlativamente afirmar la necesidad de concebir al ser humano desde una perspectiva comprensiva, vía apropiada para un encuentro intercultural fecundo. Para ello se acude al enfoque de Charles Taylor. En primer lugar, se recala en la diferencia sustantiva entre las “ciencias naturales” y las “ciencias sociales”. En segundo lugar, se incide en la importancia de una (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. A dialogicidade no pensamento de Paulo Freire E de Hans Georg Gadamer E implicações na cultura escolar brasileira.Maria Jesus Santos - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):1-11.
    RESUMO: Este ensaio investiga um conceito que tem origem entre os gregos - o diálogo – e se desloca para o campo educacional brasileiro. O trabalho pedagógico de Paulo Freire e o pensamento do hermeneuta Hans Georges Gadamer constituem nossa base teórica. Deseja-se demonstrar que a dialogicidade é um elemento relevante e emancipatório e interfere na formação dos sujeitos e na construção de saberes de forma significativa. Paulo Freire na obra Pedagogia do oprimido realiza uma análise fenomenológica do cotidiano (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  9
    A dialogicidade no pensamento de Paulo Freire E de Hans Georg Gadamer E implicações na cultura escolar brasileira.Maria de Jesus dos Santos - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):01-11.
    Este ensaio investiga um conceito que tem origem entre os gregos - o diálogo – e pode se deslocar para o campo educacional brasileiro. O trabalho pedagógico de Paulo Freire e o pensamento do hermeneuta Hans Georges Gadamer constituem nossa base teórica. Deseja-se demonstrar que a dialogicidade é um elemento relevante e emancipatório e interfere na formação dos sujeitos e na construção de saberes de forma significativa. Paulo Freire na obra Pedagogia do oprimido realiza uma análise fenomenológica do cotidiano (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    Jornalismo de si: subjetividade e partilha de experiências na cultura contempor'nea.Valéria Maria Sampaio Vilas Bôas Araújo - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (2):31-45.
    Este artigo propõe uma discussão sobre jornalismo e subjetividade a partir de uma argumentação que considera que, embora o discurso hegemônico sobre a instituição se construa a partir do ideal da objetividade, de um texto constituído apenas pelos fatos e cujo autor deixa de ser sujeito para assumir a identidade de jornalista, a subjetividade foi sempre constituidora do texto jornalístico. Assim, pensando a partir dos estudos culturais o jornalismo como uma instituição social com formas, valores e funções conformados historicamente, e (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  23
    Vozes que constrangem: mal-estar (res)sentidos em interações didáticas em uma cultura escolar do interior da Bahia.Fernanda de Castro Modl, Cristiane Campos Marques, Anderson de Jesus Caire, Marina Santos Soares Pereira & Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este artigo visa analisar indícios verbo-visuais de episódios de mal-estar enunciados por alunos que integram turmas da modalidade Educação de Jovens Adultos (EJA) em uma escola do interior baiano. Dedicamo-nos, especialmente, a compreender como os sujeitos semiotizam situações de embaraço social vivenciadas em salas de aula e(m) seus (d)efeitos. Como referencial teórico, partimos de pressupostos da Análise Dialógica do Discurso, da Clínica da Atividade e de outras categorias discursivas para lermos, a partir de uma dimensão axiológica, o corpus que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Estudio Y tratamiento en la década de Los ochenta.Giambattista Vico En la Cultura Española - 1992 - Cuadernos Sobre Vico 2:89.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Obispado Castrense de Colombia, Colombia. Una ética para la paz desde la perspectiva cristiana.Área Jovenes Educación Y. Cultura, Obispado Castrense de Colombia, Juan Andrés Vargas Molina & Presbítero Obispado Castrense de Colombia - 2014 - In Javier Fernández Leal, S. Contreras & Jorge Orlando (eds.), Los retos éticos de las fuerzas militares. Medellín, Colombia: Biblioteca Jurídica Diké.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  20
    286 raúl navarrete Jacobo.I. Cultura Inmanente - 2007 - In Jorge Martínez Contreras, Aura Ponce de León & Luis Villoro (eds.), El Saber Filosófico. Asociación Filosófica de México. pp. 3--285.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  7
    Filosofía de la ilustración.Ernst Cassirer, Eugenio Imaz & Fondo de Cultura Económica - 1994 - Fondo de Cultura Económica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   10 citations  
  41. El Análisis filosófico en América Latina.Jorge J. E. Gracia & Fondo de Cultura Económica (eds.) - 1985 - México: Fondo de Cultura Económica.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  42.  46
    Presentación de las actas pensar para el nuevo siglo.Giambattista Vico Y. La Cultura Europea - 2001 - Cuadernos Sobre Vico 13 (14).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    Víctor Guédez.Y. La Inclusión la Diversidad & Implicaciones Para la Cultura - 2005 - In Antonio Arellano (ed.), La educación en tiempos débiles e inciertos. Bogotá (Colombia): Convenio Andrés Bello. pp. 205.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  7
    L'uomo antico e la natura: atti del Convegno nazionale di studi: Torino, 28-29-30 aprile 1997.Renato Uglione & Associazione Italiana di Cultura Classica (eds.) - 1998 - Torino: Celid.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  54
    Patrimônio de Fé e Religiosidade: os Bens Culturais inseridos na Festa do Senhor dos Passos em São Cristóvão, Sergipe, Brasil (Heritage of Faith and Religiosity: Cultural Objects inserted on the Festival of Senhor dos Passos in São Cristóvão).Ivan Rêgo Aragão - 2013 - Horizonte 11 (31):1018-1041.
    Patrimônio de Fé e Religiosidade: os Bens Culturais inseridos na Festa do Senhor dos Passos em São Cristóvão, Sergipe, Brasil. (Heritage of Faith and Religiosity: Cultural Objects inserted on the Festival of Senhor dos Passos in São Cristóvão) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1018 O conceito de Bens Culturais de uma localidade vem passando por novos paradigmas quanto à abrangência e relevância. Nesse âmbito, além do Patrimônio Material de ruas, praças, igrejas, objetos artísticos e históricos, o discurso e ações dos órgãos oficiais e (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  27
    O antirrepresentacionismo em Richard Rorty um debate filosofico.Jaciara Ribeiro da Silva Cardoso - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):45-63.
    Este presente trabalho tem como objetivo principal analisar a crítica de Richard Rorty à filosofia representacionista, buscando apresentar uma resposta de Rorty ao representacionismo. Rorty se opõe as ideias tradicionais em filosofia, oriundas de uma tradição mentalista, descritas por meio dos conceitos de “essência”, “natureza” e “fundamento”. Ao contrário deste vocabulário, ele apresenta a ideia de antirrepresentacionismo, etnocentrismo e liberalismo. Nesse sentido, o projeto tomará por base a obra clássica de Rorty: A filosofia e o espelho da natureza, bem como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  7
    Acontecimento e narrativas midiáticas: elos entre a tragédia do Maracanaço e o vexame da Copa do Mundo de 2014.Magnos Cassiano Casagrande & Ada Cristina Machado Silveira - 2016 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (1).
    O presente texto discute, em âmbito teórico, a relação entre acontecimento e narrativa midiática. Através de Louis Quéré, situa-se o acontecimento na dialética da experiência, originária da interação entre sujeitos e acontecimentos. Pensa-se a narrativa como um lugar de manifestação e representação das culturas e das ações dos sujeitos sobre o mundo. Volta-se para a narrativa por meio da tríplice mimese de Paul Ricoeur. No âmbito analítico, o texto realiza incursões e interpretações acerca da derrota da seleção brasileira (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  24
    Ética e Educação em Lima Vaz.Cláudia Maria Rocha de Oliveira & Edvaldo Antônio de Melo - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):207-222.
    Neste artigo, defendemos a tese de que a Educação é um dos temas fundamentais da reflexão de Lima Vaz. Propomos mostrar de que maneira, para ele, o ethos possui papel importante na formação da consciência e da personalidade morais. Em primeiro lugar, explicitaremos em que sentido a educação, embora não seja tema principal de nenhuma obra de Lima Vaz, pode ser compreendida como tema transversal que perpassa as obras do autor. Em seguida, explicitaremos qual o papel do ethos na constituição (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  70
    O lugar da memória e da História na arqueogenealogia foucaultiana.Alex Pereira De Araújo & Nilton Milanez - 2018 - Salvador, Brasil: Eduneb (Editora da Uneb). Edited by Elton Quadros.
    Este estudo tem como objetivo principal discutir qual o lugar da memória nas pesquisas históricas empreendidas pelo filósofo francês Michel Foucault, o qual foi responsável pelo desenvolvimento de duas frentes metodológicas de trabalho: a arqueologia do saber e a genealogia do poder, conhecidas hoje como arqueogenealogia foucaultiana. Ao longo de mais de 30 anos dedicados a estas pesquisas, Michel Foucault ganhou projeção nacional e internacional pela sua inquietante forma de aliar a militância política com o trabalho acadêmico, demonstrando, com isso, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  50.  17
    O ensino da psicologia da educação e a formação de professores: apontamentos sobre o ensinar e o aprender em sala de aula em tempos de pós-pandemia.Rogério Rodrigues - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este ensaio tem como objetivo analisar os desafios do ensino da Psicologia da Educação na formação de professores em tempos de pós-pandemia. A nossa metodologia de pesquisa encontra-se no campo da Filosofia da Educação, no sentido de interpretar criticamente o processo formativo dos futuros professores que se encontram nos cursos de licenciaturas. Partimos do pressuposto que o deslocamento do sujeito para atuar no papel de professor se apresenta como resultado das relações que se estabelecem na transmissão do saber crítico em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999