O enquadramento do medo no corpo fílmico de horror

Anais Do Cena 2 (4):1-10 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Esta pesquisa empreende um estudo acerca das formas de enunciar o medo em produções fílmicas de horror; ou seja, busca-se, por meio da arqueogenealogia foucaultiana, analisar o enquadramento do medo nas imagens em movimento que foram produzidas para compor a estrutura dos filmes de horror; precisamente, busca-se analisar os modos de produção do corpo contemporâneo demarcado pelo horror nestas imagens. Desta maneira, o objetivo deste trabalho é contribuir com a (re)criação da história dos modos como os medos contemporâneos estão na ordem da constituição dos modos pelos quais os seres humanos se tornam sujeitos nesta época do simultâneo, da justaposição, do próximo, do longínquo, do lado a lado, do disperso. É um empreendimento de inspiração foucaultiana na medida em que operamos com alguns elementos de sua maquinaria teórica tais como: dispositivo; acontecimento discursivo; discurso e enunciado. É justamente no trabalho de Foucault que encontramos, no dizer de Dreyfus e Rabinow, o mais importante esforço contemporâneo não só para desenvolver um método de se estudar os seres humanos, como também de diagnosticar a situação atual de nossa sociedade. Nestes empreendimentos, o corpo aparece como “um protagonista incontornável e multiforme” seja nas pesquisas arqueológicas, seja nas pesquisas genealógicas. Aqui, procura-se articular as reflexões destes empreendimentos realizados por Foucault com o trabalho de Metz em A significação no Cinema com a semiologia de Roland Barthes.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,672

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O discurso fílmico de horror francês e a questão do "quem somos nós hoje”: um lugar para memória do corpo.Alex Pereira De Araújo - 2012 - Anais Do Vii Seminário de Pesquisa Em Estudos Linguísticos (Issn: 2317-0549) 7 (1):259-268.
Utopias e heterotopias no interior e nas fronteiras do discurso-corpo no cinema francês de horror contemporâneo.Alex Pereira De Araújo - 2014 - Vitória da Conquista: Labedisco UESB. Edited by Nilton Milanez, Marisa Martins Gama-Khalil & Analyz Pessoa-Braz.
O Horror fílmico na ordem do corpo e da escrita do acontecimento.Alex Pereira De Araújo - 2015 - Colóquio Nacional e Internacional Do Grupo de Pesquisa o Corpo e a Imagem No Discurso 3:95-109.
Imaginação: entre o medo e a liberdade.Daniel C. Avila - 2010 - Cadernos Espinosanos 23:135.
Real Horror.Robert C. Solomon - 2003 - In Steven Jay Schneider & Daniel Shaw (eds.), Dark Thoughts: Philosophic Reflections on Cinematic Horror. Scarecrow Press.
Horror and Mood.Andrea Sauchelli - 2014 - American Philosophical Quarterly 51 (1):39-50.
Universal-Horror.Kristina Höch - 2019 - In Julia Gruevska (ed.), Körper Und Räume. Springer Fachmedien Wiesbaden. pp. 267-281.
Horror and Its Affects.Darren Hudson Hick - 2022 - Journal of Aesthetics and Art Criticism 80 (2):140-150.

Analytics

Added to PP
2024-01-16

Downloads
12 (#1,080,675)

6 months
12 (#209,539)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Alex Pereira De Araújo
Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (Alumnus)

Citations of this work

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references