Order:
  1.  12
    O desamparo psíquico e as relações de interdependência, pensando com Freud e Judith Butler.Petra Bastone - 2023 - Princípios 30 (61):87-108.
    O desamparo psíquico é um conceito fundamental na psicanálise e está presente em textos de diferentes épocas da teoria freudiana. Por meio dele, Freud nos mostra nossa completa dependência de um outro, que é capaz de nos oferecer um conforto frente a um desamparo, que é eterno e irreversível. Assim que nascemos, estamos fadados a viver em desamparo. Em paralelo com a teoria de Judith Butler, pretendemos fazer a relação do desamparo psíquico tratado por Freud com o conceito de precariedade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    A melancolia como pivô das tópicas freudianas: notas sobre o descentramento da subjetividade.Diego Luiz Warmling & Petra Bastone - 2022 - Aufklärung 9 (3):161-176.
    O inconsciente, a grande descoberta freudiana, foi o responsável por toda a composição da teoria psicanalítica. Como toda teoria, passou por adaptações de acordo com as descobertas de Freud, que se via na necessidade de reestabelecer as regras e os meios de funcionamento do aparelho psíquico. Através das antinomias pulsionais, das topologias relativas ao inconsciente e, em particular, da melancolia como pivô entre tópicas, mostraremos como Freud possibilita pensar não só as consequências da perda objetal, mas como esta influencia na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Freud e o descentramento da subjetividade: o inconsciente como via de recusa consciencialista.Diego Luiz Warmling & Petra Bastone - 2023 - Griot 23 (2):79-98.
    O inconsciente foi a maior contribuição freudiana e passou por reformulações. Da primeira até a segunda tópica, Freud teorizou a respeito de um Eu inconsciente e nada soberano. Nos interessa nesse artigo mostrar como Freud estabelece uma crítica às teorias consciencialistas e qual o caminho percorrido para encontrar um outro caráter para o Eu. Para tanto, mobilizaremos sua teoria do desejo, sendo esta a principal responsável pelo funcionamento do psiquismo. Suporemos que o inconsciente freudiano introduz para a humanidade um modo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark