5 found
Order:
Disambiguations
Marcilio Bezerra Cruz [4]Marcilio Cruz [2]
See also
  1. FILOSOFIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO BRASILEIRA: análise de artigos científicos na BRAPCI entre 1972 e 2018.Diego Andres Salcedo, Vinicius Accioly Bezerra & Marcílio Cruz - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):6-21.
    Assume que o estudo da produção científica pode oferecer entendimento sobre os temas abordados, tendências da comunidade, autores mais citados, indicação de maturação da área e consolidação ou silenciamento da área. Tem como objetivo mapear como a Filosofia está contida na Ciência da Informação brasileira. Coleta os dados dos artigos científicos publicados entre 1972 e 2018 na Coleção de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação - BRAPCI. Analisa uma amostra de 300 artigos e deriva algumas questões descritivas. Conclui que a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  27
    O NOMINALISMO DE ROSCELINO DE COMPIÈGNE: os universais como “flatus vocis”.Marcilio Bezerra Cruz & Claubervan Lincow Silva - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):48-55.
    O presente trabalho consiste em analisar sistematicamente o nominalismo de Roscelino de Compiègne e suas principais objeções ao problema dos universais que fora profundamente discutido ao decorrer de toda a trajetória da historia da filosofia, mas que ganhou um destaque sui generis na Idade Média. Buscaremos, a partir de uma apresentação mais ampla sobre o tema, destacar as concepções do supracitado filósofo frente às demais correntes vigentes em sua época, sublinhando e comentando também as prevalecentes críticas efetuadas por seus principais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  60
    Um breve estudo explicativo do livro "O movimento sofista" de G.B. Kerferd.Marcilio Bezerra Cruz - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (11):93-100.
    A referente resenha busca fazer uma análise mais detalhada acerca do livro: "O Movimento Sofista" de George Kerferd. Objetivamos explicitar os pontos basilares ressaltados pelo autor em contrapartida a análise tradicional dos sofistas ao decorrer da história.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  20
    Severino Boécio e o problema dos universais.Claubervan Lincow Silva & Marcilio Bezerra Cruz - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):68-75.
    O presente artigo objetiva examinar o pensamento de Severino Boécio acerca da aporia dos termos universais e suas respectivas implicações nos séculos V e VI da era cristã. Tais pensamentos são postos por ele em seu Comentário à Isagoge de Porfírio, fazendo ligações com algumas das principais obras que contribuíram para com o assunto. Boécio acaba por aplicar os termos universais à pluralidade das coisas, demonstrando que podemos pensá-los num sentido singular, quando, por exemplo, os percebemos sensivelmente nas coisas individuais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  55
    DETIENNE, Marcel. Mestres da Verdade na Grécia Arcaica. Prefácio de Pierre Vidal-Naquet. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013. [REVIEW]Marcilio Bezerra Cruz - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):72-82.
    O referente trabalho é uma síntese do livro “Mestres da Verdade na Grécia Arcaica” de Marcel Detienne. Nele pretenderemos expor os principais pontos levantados pelo autor, tentando construir um paralelo entre as suas próprias idéias com as nossas, comentando e questionando a influência histórica dos tipos de discursos apresentados no livro para com a origem do pensamento filosófico e sofistico. Esperamos evidenciar não somente a ligação entre o discurso dos primeiros filosófos com a Alétheia, mas também a indiferença dos sofistas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark