5 found
Order:
Disambiguations
Jamil Ibrahim Iskandar [5]Jamil Iskandar [1]
  1.  23
    Sobre a ciência física e a ciência metafísica. Al-Fārābī & Jamil Ibrahim Iskandar - 2020 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):391-404.
    Resumo: O artigo trata da retórica na Antiguidade e na Idade Média a partir da perspectiva de onze filósofos – Platão e Aristóteles, Cícero, Sêneca e Quintiliano, a Retórica a Herênio, Agostinho, Marciano Capela e Isidoro de Sevilha, Bernardo de Claraval e Ramon Llull. Oferece, ainda, um extrato por nós traduzido da Retórica nova do filósofo catalão, a primeira tradução para a língua portuguesa.: This article deals with rhetoric in Antiquity and Middle Ages from the perspective of eleven philosophers: Plato, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  69
    Avicenna (Ibn Sīnā - 980-1037) and the metaphysical argument for the unity of God in the hermeneutics of the Qur'an.Jamil Ibrahim Iskandar - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):31-42.
    Este artigo apresenta uma tradução da hermenêutica sobre a unicidade de Deus de um capítulo (sura) do Alcorão, de acordo com o pensamento de Avicena (Ibn Sῑnā). É o capítulo denominado capítulo do Monoteísmo, cujo número é 112 no Alcorão. Antes, porém, há uma introdução sobre o que representou o Alcorão nos primórdios do Islã e a sua influência no desenvolvimento da filosofia e da teologia em terras do Islã. Nesse texto, pode ser constatado que, na doutrina islâmica, o primeiro (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  71
    Avicena (Ibn Sina, 980-1037) e o argumento metafísico da unicidade de Deus na hermenêutica alcorânica.Jamil Ibrahim Iskandar - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):31-42.
    Este artigo apresenta uma tradução da hermenêutica sobre a unicidade de Deus de um capítulo (sura) do Alcorão, de acordo com o pensamento de Avicena (Ibn Sina). É o capítulo denominado capítulo do Monoteísmo, cujo número é 112 no Alcorão. Antes, porém, há uma introdução sobre o que representou o Alcorão nos primórdios do Islã e a sua influência no desenvolvimento da filosofia e da teologia em terras do Islã. Nesse texto, pode ser constatado que, na doutrina islâmica, o primeiro (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  89
    O de Anima de aristóteles E a concepção Das faculdades da Alma no kitáb al-nafs (livro da Alma, de Anima) de Ibn Sina (avicena).Jamil Ibrahim Iskandar - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (3):41-49.
    Este artigo apresenta uma comparação conceitual entre a obra De anima, de Aristóteles, e a concepção das faculdades da alma no Kitáb al-Nafs – edição árabe – (Livro da Alma, De anima), de Ibn Sina (Avicena), com o intuito de mostrar similitudes e in#uências de Aristóteles sobre o pensamento de Ibn Sina, nessa temática. Destaca, ainda, como e a época em que o estagirita foi recebido em terras do Islã, indicando o seu primeiro receptor, o &lósofo Al-Kindi, assim como, de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  10
    Oeuvres philosophiques et scientifiques d’al-Kindi, Vol. 2: Metaphysique cosmologie. [REVIEW]Jamil Ibrahim Iskandar - 2001 - Dialogue 40 (2):398-400.
    Yaaqub ibn Ishaq al-Kindi’s philosophy was a fundamental beginning for Arabic mediaeval philosophy. This philosopher was a great admirer and student of Greek philosophy, and influenced philosophers such as Avicenna. Some of his treatises were translated into Latin.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark