Results for 'Egito'

11 found
Order:
  1.  15
    Imhotep renasce na sala de aula: a utilização do filme A Múmia no ensino de História do Egito.Cristine Fortes Lia & Wellington Rafael Balém - 2017 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (2):68.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  30
    Roman Egypt La Serie dei Prefetti di Egito. I. Da Ottaviano Augusto a Diocleziano (A. 3c Av. Cr.—A.D. 288.) By Luigi Cantarelli. Roma: Accademia dei Lincei. 1906. Pp. 78. 5 lire. [REVIEW]G. M. Young - 1907 - The Classical Review 21 (06):183-184.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  27
    As cartas de Tell El-Amarna e o tráfico de mulheres em Canaã.José Ademar Kaefer - 2019 - Horizonte 17 (52):114-131.
    As 382 cartas encontradas em Tell El-Amarna trazem não somente informações sobre a política administrativa do Egito durante a Era do Bronze Tardio, mas também sobre as transações internacionais que envolviam vidas humanas. O objetivo deste ensaio é mostrar, através das entrelinhas das cartas de El-Amarna, como funcionava o tráfico de mulheres de Canaã para o Egito nesse período. Temos duas situações: uma é o tráfico de mulheres entre o Egito e os grandes reinos, como Assíria, Babilônia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    Ciência e Tecnologia Na Antiguidade Africana.Nazito Pereira da Costa Júnior - 2021 - REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES 2 (1).
    Este artigo apresenta uma investigação sobre as produções científicas e tecnológicas ocorridas naantiguidade africana. Discute as várias realizações da ciência e tecnologia nas antigas civilizações doNorte da África e da África subsaariana, como também a cultura e os costumes. Desmistifica a falsaideia de que a África não teve uma história nem teria produzido conhecimento nenhum relevante, alémde ter sido injustamente considerada como civilização obscura e atrasada. Através de pesquisasrelevantes de filósofos europeus, estadunidenses e africanos como Cheikh Anta Diop, Molefi KateAsante (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  31
    A liberdade cristã na perspectiva Paulina.Edir Aparecido Morato - 2011 - Revista de Teologia 5 (7):53-61.
    No Antigo Testamento, os acontecimentos que marcaram a libertação do povo de Israel, no Egito, forneceram uma referência permanente para que o povo pudesse compreender, orientar e julgar todos os acontecimentos de sua história à luz da Palavra de Deus. No Novo Testamento, o novo êxodo, vislumbra a liberdade cristã: segundo Paulo, a libertação oferecida por Cristo liberta da visão legalista de justificar-se e de se alcançar a salvação por meio da observância de normas, em detrimento à graça divina (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  25
    A traição da Igreja ao fundador da sua Doutrina ou a fábula de Cristo.Frederico Rochaferreira - forthcoming - Philbrasil.
    Devemos olhar o mito como um grande quebra cabeça da história, cujas peças esparsas precisam ser unidas corretamente e, mesmo assim, não é certo que as peças unidas possam vir a formar um quadro de acontecimentos reais. É provável que a causa primeira da distorção de fatos e acontecimentos em mitos ou fábulas, estivesse na incompreensão da língua, assim como aconteceu, em grande medida, com a criação do romance cristão, contudo, superada essa incompreensão, julgou-se bom e necessário à ordem dos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. «Άλήθεια»algumas 'influências' Greco-helenísticas na construção de um antigo conceito nas tradições literárias do cristianismo primitivo.Pedro Paulo Alves dos Santos - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):27-44.
    Este artigo disserta, sob o ponto de vista dos estudos de ‘exegese bíblica’, sobre um antigo e intrincado conceito que foi transmitido ao Cristianismo Primitivo, no primeiro século cristão, pela tradição hebraica, através da famosa tradução da “Septuaginta”, no IV século a.C. no Egito Ptolomaico, onde vivia e rezava uma grande Comunidade Judaico-Helenista. A Verdade’ constituiu-se um conceito-chave para as experiências religiosas desde o Mito até as mais sofisticadas pretensões de revelação divina, como o Judaísmo, o Cristianismo e o (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. O crepúsculo dos héllenes: Um conceito em crise na alexandria do tardo império Romano.Fernanda Lemos de Lima - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):85-92.
    O conceito de helenismo, no contexto romano, já foi sinônimo de elevação intelectual, como se pode verificar, por exemplo, em escritos de Cícero. Entretanto, ao voltar-se o foco de percepção do termo que marca a identidade grega na fase tardia do período Clássico, percebe-se como tal conceito sofre uma transformação no seu significado e, por conseguinte, em seu valor positivo. Essa transformação traduz não apenas a revalorização do conceito de héllenes ándres, mas, sobretudo, denuncia uma ligação entre o conceito em (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Helena, sempre Helena..Dulcileide Virginio do Nascimento - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):93-98.
    A literatura cria e recria personagens femininos que marcaram gerações, mas nenhuma personagem foi tão “recriada” nem marcou tanto quanto Helena. Este artigo resgata uma dessas recriações, como uma doce lembrança que apazigua os corações: a versão de Eurípides, encenada em 412 a.C. A sedutora, mas traidora Helena passa a ser um ardil divino, pois a verdadeira Helena é virtuosa e não está em Tróia, mas no Egito, esperando que o desígno dos deuses se cumpra, que Tróia seja destruída (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Cristianismo E gnosticismo: A recepção de elementos do helenismo religioso.Pedro Paulo Alves dos Santos - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):15-30.
    Este artigo visa apresentar o estudo das relações de identidade no Cristianismo Antigo a partir da recepção de Elementos do Helenismo Religioso. Estas confluências, advindas anteriormente das relações com o Judaísmo da Diáspora, no Egito Ptolomaico (LXX – séc. IV a.C), são consolidadas com a formação geopolítica e religiosa da Expansão do Cristianismo na Ásia Menor, durante o IIo século. Através da exposição de ‘The Religious Context of Early Christianity’ (KLAUS, 2000) abordaremos as vicissitudes da Religião Helênica em mutação (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. “Kosmos Kai politheia”. Sobre as interpretações contemporâneas da'ação política' na perspectiva dos fenômenos gnósticos antigos. Dialogos com klauck, H.-j. 'The religious context of early christianity. A guide to graecoroman religions'. [REVIEW]Pedro Paulo Alves dos Santos - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):21-44.
    The Current research seeks the study of the identity relationships in the early Christianity starting from the reception of Elements of the Religious Hellenism. These confluences advents previously of the relationships with the Judaism of Diaspora, in Egito Ptolomaico (LXX. séc. IV a.C), they are consolidated with the formation geopolitics and religious person of the Expansion of the Christianity in Minor Asia, during IIo Century. Through the exhibition of ‘The Religious Context of Early Christianity’ (KLAUS, 2000) we will approach (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark