16 found
Order:
  1.  9
    O gênio e o santo na filosofia de Schopenhauer.Daniel Quaresma Figueira Soares - 2011 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 2 (1):83.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  4
    Apontamentos sobre o papel social do professor de filosofia.Daniel Benevides Soares - 2024 - Perspectivas 8 (3):89-105.
    Partindo do tratamento da questão sobre a função social do filósofo, constroem-se os aportes teóricos para direcionar alguns apontamentos para uma temática semelhante: a função social do professor de filosofia. Serão propostas quatro funções sociais para o filósofo como aportes para a discussão a respeito do papel social do professor de filosofia. É para chegar a esses aportes que a investigação é dividida em dois momentos. No primeiro a função social do filósofo é discutida com amparo das reflexões de Franklin (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Lawfare: aspectos conceituais e desdobramentos da guerra jurídica no Brasil e na América Latina.Silvina María Romano, Larissa Ramina, Lucas Silva de Souza, Carol Proner & Danielle Cevallos Soares (eds.) - 2022 - Curitiba: Editora Íthala.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  19
    A concepção de matéria na obra de Schopenhauer, de Eduardo Brandão.Daniel Quaresma F. Soares - 2012 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 3 (1 e 2):352.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    Uma apresentação da categoria weiliana da obra.Daniel Soares - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):447-478.
    Uma apresentação da categoria weiliana da obra Resumo: No presente artigo propomos uma apresentação da categoria weiliana da obra, a categoria da violência pura. Para tanto, dividimos o artigo em três seções. Na primeira, descrevemos a atitude e a categoria da obra. Trata-se da categoria weiliana da rejeição consciente da razão e do indivíduo que vive a sua atitude. Na segunda, mostramos como se dá a compreensão da obra pela filosofia weiliana. Essa compreensão só é possível emprestando à obra uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    A literatura como marca da expressão filosófica brasileira.Daniel Benevides Soares - 2021 - Perspectivas 6 (2):443-457.
    Nosso propósito é utilizar a figura do literato-filósofo cunhada por Margutti para a compreensão do específico da filosofia brasileira, cujo caso-exemplo tomado por nós no presente artigo é Machado de Assis. Para tanto, o trabalho será dividido em três momentos. No primeiro faremos a apresentação de outras formas de expressão filosófica que não a forma tradicional de sistema, estabelecendo assim uma primeira relação entre filosofia e literatura. O segundo consiste na caracterização geral da filosofia brasileira tendo por premissa a apresentação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  1
    A questão estatismo hegeliano segundo Eric Weil.Daniel Benevides Soares - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 7 (1):92-102.
    A visão de Hegel como um pensador conservador não é um fenômeno isolado. Para alguns críticos, Hegel é comumente considerado um apologeta do Estado prussiano e um filósofo daquilo que comumente se denomina estatismo. Eric Weil, contudo, não considera essa definição como condizente com uma retratação fiel do filósofo alemão, assemelhando-se mais a uma caricatura. Nesse sentido, Weil defende uma leitura do pensamento político hegeliano que põe em xeque essa visão, fazendo uma crítica da crítica que, tal como Kant é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  6
    Duas finitudes: a recepção de Heidegger e Karl Jaspers pela categoria weiliana do finito.Daniel Soares - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:39-53.
    Eric Weil, Karl Jaspers e Martin Heidegger são três filósofos alemães, um deles, judeu: Weil apresenta na categoria do finito uma possibilidade entre os discursos filosóficos que compreende Heidegger e Jaspers. O presente artigo propõe uma compreensão parcial de Jaspers e Heidegger por meio da categoria do finito weiliana e da retomada operada por essa possibilidade do discurso – a finitude – da categoria da obra, cuja fenomenologia é o nazismo. Para esse objetivo, dividiu-se o artigo em três seções, seguidas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    Instrução e mal radical em Eric Weil.Daniel Benevides Soares - 2019 - Perspectivas 4 (1):72-85.
    O mal radical em Eric Weil compreende a suspeita a respeito das paixões: encontra-se nelas o motivo da ação? As paixões, entretanto, podem ser domesticadas. É nessa perspectiva que o mal radical se relaciona com a instrução. Para abordar essa relação, nosso estudo desenvolve um tratamento do mal, desafio para a filosofia, que em Weil tem como resposta o conceito de violência. Após situarmos o desafio do mal como violência, é possível entender no que Weil se difencia de Kant ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    O mal em Eric Weil.Daniel Benevides Soares - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):124-132.
    O mal ocupa a condição de problema para a filosofia desde a Antiguidade. Passando pelas ponderações dos estóicos e de Santo Agostinho, tratado no contexto da teodiceia por Leibniz, o mal aporta como objeto de preocupação para a moral em Kant. Muito conhecido por sua definição como um kantiano pós-hegeliano, é com Kant, mas indo além dele que Weil trata do mal, pensando-o como formas de violência. Considerada como o outro do sentido e da razão, a violência se manifesta de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    O problema da afecção no pós-kantismo e a concepção de intuição empírica em Schopenhauer.Daniel Quaresma F. Soares - 2017 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 8 (1):02.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Schopenhauer e a Pessimismus-Frage: A influência da filosofia schopenhaueriana durante a controvérsia sobre o pessimismo na filosofia alemã do final do século XIX.Daniel Quaresma Figueira Soares - 2019 - Sofia 7 (2):252-274.
    A fim de celebrar o bicentenário da publicação d´ O mundo como vontade e representação, rememoraremos uma polêmica de grandes proporções na filosofia alemã ao final do século XIX: a Pessimismus-Frage. Originada pela recepção da filosofia schopenhaueriana, essa polêmica suscitou – sobretudo após a morte de Schopenhauer - extensos debates entre os partidários do pessimismo filosófico e seus críticos. Iniciaremos descrevendo algumas características do horizonte intelectual alemão da época. A seguir, apresentaremos traços do pensamento de três representantes da chamada escola (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Sociedade moderna: ciência e sentido em Eric Weil.Daniel Benevides Soares - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):171-181.
    A sociedade moderna weiliana se caracteriza entre outras coisas pela sua sua concepção de ciência. Ambas fundadas no princípio do cálculo eficaz, a compreensão de seu funcionamento e de suas limitações caminham juntas. Assim, analisar a sociedade moderna contempla uma discussão da instância que funciona como sua autoconsciência: a concepção de ciência que lhe é própria, as ciências sociais, cuja matriz é a ciência da natureza. Ciência e sociedade moderna são compreendidas no âmbito da categoria weiliana da condição. Aqui não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    Uma apresentação dos conceitos de atitude e categoria em Eric Weil.Daniel Benevides Soares - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e37517.
    O objetivo do presente trabalho é oferecer uma via de acesso ao pensamento de Eric Weil por meio de uma apresentação de alguns dos seus principais conceitos. Trata-se dos conceitos de atitude, categoria e retomada, elementos que constituem o léxico próprio do pensamento weiliano e cuja compreensão é capital para o enfrentamento de sua principal obra, a Lógica da filosofia. Oferece-se no presente artigo uma explanação introdutória sobre algumas das ferramentas conceituais fundamentais para a pesquisa na filosofia weiliana. Para tanto, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  4
    Um Estudo Sobre a Linguagem da Categoria da Obra.Daniel Soares - 2023 - Kriterion: Journal of Philosophy 64 (155):523-544.
    ABSTRACT In Eric Weil’s Logic of Philosophy, the work appears as a rupture with the absolute, an attitude of pure violence, whose opposition is realized by acting, therefore, it is mute. And yet, this attitude has a language. This paper seeks to understand how this contradiction is possible, characterizing the language that the work makes use of. To this end, we have divided this paper into three sections. In the first section, we present the distinction between language and discourse as (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  6
    Uma hermenêutica do mal na lógica da filosofia de Eric Weil.Daniel Benevides Soares - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):174-185.
    Entendendo a violência como a negação do sentido e da razão, bem como a recusa daquilo que compõe a essência do mundo do homem que vive em uma determinada atitude, nosso objetivo no presente trabalho é analisar esse conceito na Lógica da Filosofia de Eric Weil, que apresenta o conjunto dos discursos filosóficos no seu itinerário na forma de categorias, nos detendo naquelas nas quais a violência aparece na forma de mal. Tenciona-se tratar do mal na sua especificidade conforme ele (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark