A terra tremeu dentro de mim e eu fiquei sem casa

Odeere 8 (1):192-202 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa e registro de grafites e pichações inscritas nas paredes de Lisboa, e que advém de produção artística e política urbana feita pela população negra portuguesa e imigrante, que habita a cidade. O resultado é esta escrevivência sobre o corpo negro [feminino] em relação - e em atividade - com a experiência de ser e de estar (em) Lisboa, pensando como essas marcas da cidade afetam corpos negros, inclusive o meu. Dada a oportunidade, e destinada ao reconhecimento de dados sobre o que é ser do outro lado do Atlântico, nesta cidade qualquer. Pelas ruas da Damaia, pelas ruas da Linha de Sintra, da Cova da Moura, vi o meu corpo em protagonismo com outros corpos. E desta visagem necessária, articulei uma série de imagens, que revelam as marcas de uma população igual a mim, e diferente a mim, registradas nas paredes dessas cidades específicas, que moram e habitam a Lisboa dourada, das gentrificações, dos turistas em excesso e dos muitos pequenos mundos internos - que a constroem e alimentam. Lavagem, grafitagem, gravidez, sacudimentos e enxertos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,127

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ser-na-Cidade: Por uma Arquitetura e Urbanismo como lugar.Werther Holzer - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):20.
Ser-na-Cidade: Por uma Arquitetura e Urbanismo como lugar.Werther Holzer - 2017 - Pensando: Revista de Filosofia 8 (16):20-32.
Museu, lixo urbano e pornografia.Paul B. Preciado - 2017 - Revista Periódicus 1 (8):20-31. Translated by Bryan Axt.

Analytics

Added to PP
2023-05-03

Downloads
7 (#1,413,139)

6 months
7 (#491,177)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references