Emuna e pistis: a noção de fé no pensamento de Martin Buber

Horizonte 15 (45):132-160 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

paradigma estabelecido pela dualidade de “palavras-princípio” Eu-Tu e Eu-Isso, a intuição axial do pensamento dialógico de Martin Buber se constitui como pedra angular de sua obra sobre religião: a dupla disposição de um homem-Eu e de Deus-Tu fundada num encontro recíproco. A fé – Glauben - é a resposta do homem a Deus, no encontro no qual Ele se mostra pela Palavra como Tu Eterno na revelação como mistério de Presença. Buber propõe duas maneiras opostas de crer: de um lado, a Emunah, como confiança pessoal ou abandono confiante de um povo, Israel, que se deixa guiar por Deus e, de outro lado, a Pistis, a qual, segundo o apóstolo Paulo, é a adesão individual a um conteúdo de fé, de um credo tido por verdadeiro. Os dois modos de crer, embora haja diversidade nos conteúdos de fé, podem ser apreendidos a partir de experiências vividas: tenho confiança em alguém e reconheço um fato como verdadeiro. Para tais experiências, não se consegue “dar razão” ou justificá-las. O objetivo desta comunicação é apresentar, de maneira sucinta, o pensamento de Martin Buber sobre essa questão que pode ilustrar o seu entendimento das relações entre o Cristianismo helenista e o Judaísmo. Palavras-chave: Emunah ; Pistis ; Fé; Martin Buber.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,075

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

The philosophy of Martin Buber.Paul Arthur Schilpp - 1967 - La Salle, Ill.,: Open Court. Edited by Maurice S. Friedman & Martin Buber.
Two Paradigms of Faith. Martin Buber on Judaism and Christianity.Iulia Grad - 2007 - Journal for the Study of Religions and Ideologies 6 (17):34-46.
Martin Buber: prophet of religious secularism.Donald J. Moore - 1996 - New York: Fordham University Press.
The way of response: Martin Buber.Martin Buber - 1966 - New York,: Schocken Books. Edited by Nahum Norbert Glatzer.
Peace Profile: Martin Buber.Alex Guilherme & W. John Morgan - 2011 - Peace Review 23 (1):110-117.
Michael Zank, New Perspectives on Martin Buber.Iulia Grad - 2008 - Journal for the Study of Religions and Ideologies 7 (19):255-259.

Analytics

Added to PP
2017-04-02

Downloads
28 (#570,908)

6 months
8 (#364,101)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references