Platão, Protágoras e o homem-medida

Dissertatio 29:11-42 (2009)
  Copy   BIBTEX

Abstract

No Teeteto, Platão continua apresentando em conjunto a doutrina do homem medida de Protágoras com a doutrina de Heráclito. Assim, na apresentação de Platão, a doutrina do homem medida parece estar ligadaàs sensações e à sua relação com o particular. Ao retornar a uma doutrina da percepção e da sensação, Platão está tentando separar a doutrina de Protágoras de suas bases linguísticas e de sua importância política. Ainda, ele reconhece que esta doutrina necessita de algumas correções. A versão corrigida que ele introduz, através das palavras de Protágoras, o conduz a uma reconsideração da doutrina de Protágoras em relação a ação do logos, especialmente sobre a questão da educação. A análise do modo em que o logos intervém na educação permite introduzir uma dimensão política no discurso de Protágoras, posição esta que é confirmada pelo Protágoras. O próprio estatuto da educação fornece esta medida integral para a dimensão política do homem medida. Assim como a educação opera uma mudança na alma, através do poder do logos, esta modificação é estendida para o Estado no sentido de útil, vantajoso e benéfico. A doutrina do homem medida é compatível com o aspecto retórico e político da doutrina dos sofistas, como se sabe por outras considerações. Enquanto ele fala e age por meio do logos, que é a medida pela qual o homem mede a si mesmo, o homem medida coloca a base no que mais tarde será inserido na política de Aristóteles, e antecipa, de alguma forma, a famosa definição que Aristóteles fornecerá do homem como um animal político que possui discurso.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,475

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Protágoras: do indivíduo ao sujeito.Eliane De Souza - 2010 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 24:93-109.
A aretê filosófica de Platão sobreposta à do éthos tradicional da cultura grega.Miguel Spinelli - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:165-178.
A “doutrina secreta”, o fluxo universal e o Heraclitismo na primeira parte do Teeteto.Franco Ferrari - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 15:129-133.
Protágoras e Heráclito no Crátilo platônico.Luisa Buarque - 2012 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 28:157-164.
A Amizade Entre Homem E Deus. Sobre O Significado De Theophilés Em Platão.Thomas Szlezák - 2009 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 23:157-173.
Virtude e conhecimento em As Leis.Gérson Pereira Filho - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:93-102.
O Homem: Ser-No-Mundo-Com-Os-Outros.Lenir Lopes Dettoni, Josenir Lopes Dettoni & Jovanir Lopes Dettoni - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):103-113.

Analytics

Added to PP
2019-06-29

Downloads
9 (#1,244,087)

6 months
1 (#1,479,630)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

L’aporie de Protagoras sur les dieux.Michele Corradi - 2018 - Philosophie Antique 18:71-103.

Add more citations

References found in this work

Add more references