As categorias sob disfarce: uma especificação categorialógica da consideração de D. Dilworth da proveniência das categorias de Peirce em Schiller

Cognitio 19 (1):160-178 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Uma análise metodologicamente correta da profundidade e escopo da influência de Schiller sobre o pensamento maduro de Peirce requer três passos: uma análise preliminar das passagens que poderiam sustentar a hipótese de uma influência prolongada e, assim, poderá também indicar seus vetores sistemáticos. No caso de tal análise dar resultados positivos, tornar-se-ia necessário explorar as juvenilia que documentam a recepção inicial de Peirce de Schiller, para tentar identificar aquelas ideias que tornam inteligibilidade à re-emergência de Schiller no pensamento de Peirce após 1900. Com base nos resultados que nossa contextualização arquitetônica preliminar das reminiscências de Peirce de seu estudo juvenil das Cartas Estéticas resultaram em um artigo duplo. O presente artigo foca nos segundo e terceiro passos. Logo, nosso propósito é mostrar que a tríplice aparência das categorias de Schiller fazem em seu disfarce – ora como momentos de determinação lógica, ora como estados mentais coletivo e individual de mentes socializadas moldadas pelas relações de unidades psíquicas elementares, e ora como estágios de processos históricos – primeiro agindo como o catalizador para o entendimento inicial de Peirce das deficiências da categoriologia de Kant e, consequentemente, foi ‘fadado’ à re-emergência posterior em consideração a determinar desafios arquitetônicos que Peirce encontrou-se confrontado enquanto trabalhava no redesenho da cenoscopia das ciências filosóficas nos anos de 1900 a 1903. A influência de Schiller exercida sobre Peirce, portanto, origina em sua prefiguração do conceito de Peirce de categorialidade e a coerência dos usos arquitetônicos que ela permite, em especial, como um meio para a estratificação prescisiva dos componentes – fenomenal, normativa e metafísico-entelequial –da experiência comum e os modos de racionalidade ali incorporadas.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Kant e a Quantidade como Categoria do Entendimento Puro.Sílvia Altmann - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 17 (1).
El idealismo objetivo una presentación de Charles Sanders Peirce.Sergio Ramírez Agudelo - 2014 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 35 (111):9.
Un, dos, tres… ¡Por la posibilidad, la relación y la ley!Jhonatan Pérez - 2020 - Scientia in Verba Magazine 6 (1):149-156.

Analytics

Added to PP
2021-03-31

Downloads
4 (#1,595,600)

6 months
2 (#1,232,442)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Alessandro Topa
American University in Cairo

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Schiller as philosopher: a re-examination.Frederick C. Beiser - 2005 - New York: Oxford University Press.
I Have To Confess I Cannot Read History So.Alessandro Topa - 2016 - European Journal of Pragmatism and American Philosophy 8 (2).

Add more references