“Infeliz(es) para sempre”: narrativas de mulheres sobre violência conjugal

Aletheia 55 (1):82-104 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Considerando que a mulher que se encontra numa relação amorosa violenta, muitas vezes, persiste na manutenção dessa conjugalidade, este estudo objetivou investigar a experiência emocional de mulheres que vivenciam ou já vivenciaram uma relação conjugal violenta. Foram realizadas entrevistas individuais com seis mulheres beneficiárias de uma ONG dedicada à violência intrafamiliar. Cada entrevista foi mediada pela apresentação de uma narrativa interativa, a partir da qual a participante era convidada a inventar o desfecho. Após cada entrevista, a entrevistadora redigiu uma narrativa transferencial sobre o encontro. O conjunto das narrativas transferenciais foi analisado psicanaliticamente à luz da Teoria dos Campos. Foi identificado o campo “Infeliz(es) para sempre”, em que as participantes manifestaram sofrimento radical frente à possibilidade de ficarem sozinhas, “preferindo” compartilhar a infelicidade com o cônjuge agressor a lidarem com o desamparo. Considera-se que tais achados podem auxiliar na intervenção dos profissionais que atuam junto a esse grupo social específico.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,928

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Violência conjugal: um estudo de caso.Leanira Kesseli Carrasco - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:21-30.
Violência conjugal: um estudo de caso; Conjugal violence: a case study.Leanira Kesseli Carrasco - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:21-30.

Analytics

Added to PP
2023-04-19

Downloads
14 (#990,773)

6 months
9 (#308,564)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Camila Soares
University of São Paulo

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references